Hoje é dia dos meninos de 9 a 13 anos que sonham ser jogadores de futebol acordarem cedinho, colocarem roupa de futebol e irem para o estádio da Ressacada fazer a primeira seletiva do Peneirinha Head and Shoulders. A seletiva irá ocorrer mesmo com chuva.

Continua depois da publicidade

Quem não conseguiu se inscrever pela internet, pode garantir a participação diretamente no local do evento, desde que leve identidade ou certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, além de estar acompanhado de um responsável.

Lá no estádio, os meninos serão chamados pela comissão formada por seis avaliadores onde receberão uma braçadeira com um número que deve permanecer com o menino durante os testes. Cada detalhe será reparado, como a mobilidade em relação a toque de bola, presença física, técnica e o comportamento do aspirante a jogador em campo.

Após as primeiras avaliações, hoje das 8h às 12h e das 14h às 17h, e amanhã das 8h às 12h, será divulgada a lista dos meninos selecionados para a etapa final, que acontecerá na tarde de domingo. Nesta última etapa serão selecionados 60 meninos (30 da categoria 9-10 anos e 30 da de 11 a 13) que estarão classificados para a final, que acontece nos dias 22 e 23 de março, em Florianópolis.

A comissão organizadora afirma que o importante na peneira é se divertir e mostrar aquilo que o menino sabe, que é jogar bola. Não é preciso se preocupar em fazer gols, mas sim, mostrar o talento futebolístico como um todo.

Continua depois da publicidade

Um dos avaliadores, o ex-zagueiro José Ion Júnior, que começou a carreira nas escolinhas do Grêmio, afirma que o importante é o menino manter o foco naquilo que mais gosta de fazer e se divertir, “mas com uma ponta de responsabilidade”.

– É bom os pais orientarem seus filhos para que não se sintam pressionados, mas apenas mostrem aquilo que eles sabem fazer – destaca.

Esta é a primeira seletiva de Santa Catarina, na próxima semana o evento será realizado em Blumenau, e nos dias 8 e 9 de março em Joinville. Quem não for aprovado nesta primeira peneira, pode tentar novamente nas outras regiões. A final reunirá 180 meninos.

O prêmio oferecido ao vencedor é R$ 10 mil ou este valor convertido no pagamento de todas as despesas necessárias para manutenção do menino durante um ano em uma escolinha de futebol de um clube da sua cidade. Além disso, um dos dois finalistas catarinenses, escolhido através de sorteio, irá entrar com a Seleção Brasileira de Futebol em um jogo amistoso até abril de 2015.

Continua depois da publicidade