As temperaturas caem nesta quarta-feira em Santa Catarina e pode gear em áreas isoladas no Planalto Sul do Estado. De acordo com a Epagri/Ciram, as mínimas podem chegar a 5ªC na região. A máxima deve ser de 21ºC. Uma massa de ar seco deixa o tempo estável em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Pode ocorrer nevoeiros isolados ao amanhecer, mas o sol predomina na maior parte do dia. Durante a madrugada, a temperatura deve permanecer amena, mas à noite fica mais frio. Previsão de vento fraco e moderado em direção sudoeste a sudeste.

No Planalto Norte, Matos Costa teve aproximadamente 150 residências atingidas. E Itaiópolis informou que 80% do município sofreu prejuízos. Em São João do Itaperiu, na localidade de Porto do Itaperiú, a tempestade atingiu 70 casas e uma escola municipal com 80 alunos, que foi interditada. O município decretou Situação de Emergência.

No Litoral Norte, em São Francisco do Sul, uma casa próxima à encosta foi interditada. Ainda na região, choveu forte em Barra Velha, Garuva e Araquari, que teve três casas atingidas na Barra do Itapocu. Os bairros Pirabeiraba e Ademar Garcia, em Joinville, também tiveram problemas com alagamentos.

Continua depois da publicidade

Em Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu, segundo o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), a tempestade provocou destelhamento de 24 residendências, cinco escolas, três quedas de árvore e dois deslizamentos. O município informou cinco pessoas desalojadas.

No Alto Vale do Itajaí, Ituporanga registrou um tornado nas localidades de Bela Vista, Rio do Norte, Rio Areia, Chapadão Rio Areia, Rio das Pedras e Alto Rio Novo. Foram registrados ventos de 115 km/h, com granizo e chuva intensa. Foram afetadas 650 pessoas, uma ficou levemente ferida. O abastecimento de energia, transporte e comunicação ficaram prejudicados. O número de casas danificadas é de 71.

Ilhota, no Vale do Itajaí, decretou situação de emergência devido à chuva de granizo de segunda-feira. Em Joaçaba, no Meio-Oeste, parte de uma casa desabou após uma chuva forte. Preocupada com deslizamentos, a Defesa Civil de Itajaí fez vistoria em áreas de encosta nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Os temporais comprometem o fornecimento de energia para mais de 40 mil pessoas em Santa Catarina. No Oeste de SC, em Chapecó, pelos menos 200 pessoas foram prejudicadas por um vendaval segunda-feira. Em Joinville, no Norte do Estado, os agricultores tiveram prejuízos causados pelo granizo.

Veja a previsão completa no clicTempo

Navegue pelo site das Estações Meteorológicas