As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) divulgou um balanço do comprometimento do sistema de fornecimento de energia elétrica no Estado por conta de descargas atmosféricas, ventanias, chuva forte e até queda de granizo. Dados recentes apontam que, até o fim da manhã desta terça-feira, 14 mil unidades consumidoras estão sem energia (5% do total). Esse número corresponde a mais de 40 mil pessoas sem luz.

Continua depois da publicidade

>> Confira o que foi publicado sobre as chuvas em SC

De acordo com a empresa, o principal problema foi a queda de galhos de árvores sobre a rede, partindo cabos e derrubando postes. Como o mau tempo continua, a Celesc continua recebendo solicitações de emergência. Ao todo, 227 equipe trabalham pelo Estado tentando restabelecer o sistema.

Planalto Serrano, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis são as regiões mais afetadas segundo a Celesc. Nas demais áreas, a energia está reestabelecida normalmente.

Continua depois da publicidade

Só na Grande Florianópolis, cerca de 3,1 mil unidades consumidoras estão com o abastecimento comprometido, o que afeta aproximadamente 12 mil pessoas. O município de Águas Mornas é o mais comprometido, segundo a Celesc. Praticamente toda a cidade ficou sem luz. Na Capital, a situação é mais grave no Sul da Ilha.