Presos provisórios são flagrados pelo DC, nesta quinta-feira, na cela insalubre da 1a DP da Capital, no Centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Os quatro presos contaram que estão desde segunda-feira na carceragem. O tempo regular para um preso provisório ficar detido numa cela de delegacia é apenas durante o procedimento de flagrante.

Outros quatro presos estavam dividindo a cela com eles, mas foram transferidos para o sistema nesta quinta-feira, de acordo com informações dos detidos, que preferiram não se identificar.

Os presos disseram que recebem apenas uma refeição por dia e que a comida é “azeda”. Contaram também que a privada está entupida e a mangueira de água está arrebentada.

Continua depois da publicidade

A situação não é novidade nas delegacias da região. A 2a DP de São José, por exemplo, continua abrigando presos provisórios na cela interditada pela Justiça, há um ano. O Ministério Público está atuando no caso.

A utilização de celas em delegacias para o abrigo de presos provisórios além do tempo regulamentar acontece por falta de vagas no sistema prisional e porque a Grande Florianópolis conta com apenas uma unidade para este tipo de preso, que é a Central de Triagem do Estreito.