A partir da próxima segunda-feira, começa a funcionar o trecho ampliado do corredor de ônibus na avenida Juscelino Kubitschek, região central de Joinville. A faixa para uso exclusivo do transporte coletivo seguirá da rua Nove de Março até a proximidade com a rua Ministro Calógeras. Todo lado direito da via – sentido zona Sul – será para uso exclusivo dos ônibus e táxis.
Continua depois da publicidade
Com a ampliação do corredor, deixará de existir a área reservada de embarque e desembarque existente em frente ao Colégio dos Santos Anjos. A implantação do corredor atende recomendação do Ministério Público de Santa Catarina. Nesta semana, o Departamento de Trânsito (Detrans) vai instalar a sinalização horizontal e vertical do trecho onde será o corredor.
O presidente do Ippuj, Vladimir Constante, explica que o corredor da JK visa em primeiro lugar melhorar a mobilidade, dando maior velocidade aos ônibus. “Ao mesmo tempo, estamos atendendo determinação do Ministério Público, que recomendou no início do mês a retomada do corredor em sua plenitude”.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
O gerente de Operações do Departamento de Trânsito (Detrans), Marcelo Danner, será o responsável pela fiscalização e orientação aos motoristas. “Nossa primeira preocupação é orientar os motoristas, tendo como objetivo a prevenção de acidentes. Com o corredor há uma maior frequência de veículos e velocidade, em que os ônibus podem chegar a até 40 km/hora. A regra número um aos motoristas é que não invadam o espaço dos ônibus”, orienta Danner.
Continua depois da publicidade
O maior conflito no corredor ocorre com os país de estudantes que estacionam os veículos nos horários de entrada e saída, obstruindo a passagem dos ônibus. As alternativas apontadas pelos técnicos da Prefeitura são usar vias próximas como ruas do Príncipe, Abdon Batista, Jaguaruna e travessa São José. “Um dos caminhos mais seguros é a passarela sobre a avenida Juscelino Kubitschek, que liga as ruas do Príncipe e Abdon Batista ao Colégio dos Santos Anjos.