O corredor de ônibus da avenida Juscelino Kubitschek voltou a ficar tumultuado nos últimos dias na região central de Joinville. Pais que buscam os filhos no Colégio dos Santos Anjos param sobre a via exclusiva dos coletivos e na faixa ao lado, bloqueando parte do trânsito na rua.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

A reportagem acompanhou a movimentação no local, nesta terça-feira, entre as 17h30 e as 18 horas, e registrou que o problema, que já é antigo, continua sem solução. Em menos de 15 minutos, o cenário se transformou. No início, os carros paravam apenas nas quatro vagas destinadas para embarque e desembarque.

No entanto, pouco tempo depois, os veículos começaram a formar filas em cima do corredor de ônibus e na faixa ao lado, que se estendia até a esquina com a rua Jaguaruna. Os coletivos precisavam passar para a faixa mais próxima do canteiro central.

O estacionamento em corredor exclusivo de ônibus é considerado infração grave. No entanto, a fila na faixa de rolagem, ao lado do espaço dos coletivos, pode não ser considerada infração em algumas situações.

Continua depois da publicidade

– O motorista pode estar esperando para ir para casa. Ele está com seu carro, esqueceu que não dá para passar pela JK porque tem um alto fluxo de veículos e acaba parando ali na fila. Tem que observar a situação – explica Marcelo Danner, gerente de operações do Detrans.

Segundo Danner, o problema é estrutural do colégio, e uma das soluções seria usar a travessa que fica dentro do terreno da escola, com entrada dos veículos pela rua Jaguaruna e saída pela Juscelino Kubitschek, o que acabaria com as filas na avenida. De acordo com Danner, hoje a fiscalização não adianta mais.

– Se eu trouxer os agentes para a JK, vai resolver por uma semana e depois vai voltar. A cidade está cheia de problemas e a demanda é muito grande para pouca gente – argumenta.

A reportagem tentou contato com a direção da escola, pessoalmente e por telefone, e foi informada de que o expediente havia se encerrado e que a diretora não estava mais na instituição.

Continua depois da publicidade

Em outubro do ano passado, o Detrans implantou vagas de embarque e desembarque exclusivas para veículos de pais e vans escolares em ruas nas imediações do colégio. Elas são reservadas para esses grupos em três horários – das 6h30 às 7h30; das 11 horas às 13h30; e das 17 horas às 18h30.

No início, a medida ajudou a reduzir o problema com as filas sobre a faixa de ônibus, mas logo surgiu outro impasse. Motoristas começaram a parar sobre as vagas exclusivas para fazerem compras no comércio. Pais já cobram mais vagas na região.

Confira quais os locais com vagas de embarque e desembarque na região:

– Rua Abdon Batista: seis vagas (para carros) no trecho entre a rua do Príncipe e avenida Juscelino Kubitschek.

– Rua Jaguaruna: cinco vagas para vans no trecho entre o prédio da Mitra Diocesana e a travessa de acesso ao colégio.

Continua depois da publicidade

– Travessa São José: oito vagas (cinco de vans e três para carros, com entrada pela rua Ministro Calógeras e saída pela avenida JK).

– Rua do Príncipe: seis vagas para carros no trecho da Ministro Calógeras e Abdon Batista.

– Juscelino Kubistchek: permanecem as quatro vagas para carros após a passarela.

Veja os horários reservados para embarque e desembarque:

– das 6h30 às 7h30

– das 11 horas às 13h30

– das 17 horas às 18h30