A Prefeitura de Florianópolis abriu consulta pública aos interessados em avaliar os estudos realizados para o projeto Parque Urbano e Marina na Beira-mar Norte. Trata-se de um projeto que prevê a concessão da área entre a Praça do Sesquicentenário (estação da Casan na Beira-mar) e o trapiche pelo período de 30 anos para a empresa que for implantar o parque.

Continua depois da publicidade

É previsto que o futuro empreendimento conte com espaço para a realização de eventos, estacionamento, quiosques, área de lazer e práticas esportivas que envolvam o mar. A proposta da consulta pública é que todos possam conferir os arquivos, sugerir melhorias e opinar, além de poder acessar as manifestações oficiais já obtidas relacionadas ao processo.

Os estudos foram obtidos por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), com propostas de duas empresas – AJX & Karolyne Soares e a ARK7 Arquitetura – que servirão como base para a elaboração do termo de referência e do edital de licitação de concessão para a implantação da iniciativa.

A documentação passou por uma análise do grupo técnico, composto por uma equipe multidisciplinar da prefeitura, que estudou e avaliou os projetos. Entre as entidades que participaram da análise dos projetos, por meio de opiniões e auxiliando a comissão técnica, estavam a OAB, ICMBio, Acatmar, AsBEA, Fundação Certi e o CREA/SC.

Continua depois da publicidade

A etapa teve o apoio de consultores que atuaram de forma voluntária, como Amyr Klink, referência no setor náutico, Jaime Lerner, arquiteto especialista em urbanismo, Nelson Ronnie dos Santos, superintendente do BRDE, e José Eduardo Azevedo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque.

Por meio da consulta pública podem ser acessados o Diagnóstico Ambiental Simplificado, Estudo de Territorialidade, Estudo de Impacto Simplificado, Aspectos Legais, Estudo Preliminar Arquitetônico e Urbanístico, e o Estudo de Viabilidade Econômico-Financeiro.

Projeto prevê a criação de três praças

Estão previstos no Estudo Preliminar Arquitetônico e Urbanístico três praças para o Parque Urbano, sendo elas a Praça Central, a Praça da Água e a Praça do Mar. Além delas haverá um espelho d¿agua para a realização de esportes náuticos.

Continua depois da publicidade

Haverá a integração de modais, considerando que parte de marina abrigará vagas molhadas destinadas ao uso público, sendo um atracadouro reservado à futura instalação de transporte náutico. Na parte aquática estão previstas uma marina privada para cerca de 600 embarcações e uma pública para 60 barcos.

Com a análise definida, ainda será preciso aguardar a aprovação do projeto da Lei de Concessão, que tramita na Câmara Municipal desde junho, para que possa ser lançado o edital de licitação da concessão para a implantação do Parque Urbano e Marina na Beira-mar Norte.

Para ter acesso a consulta pública, acesse: www.pmf.sc.gov.br/sistemas/consulta/setur