A Secretaria de Turismo de Florianópolis (Setur) conheceu nesta quarta-feira as duas propostas apresentadas para a construção da marina da Beira-mar Norte. Ao todo, cinco empresas manifestaram interesse, mas uma desistiu no meio do processo e outras duas não entregaram. Agora, a partir da abertura dos envelopes, as propostas das empresas ARK7 Arquitetos Associados e Florianópolis no Mar-AJX e Karolyne Soares serão analisadas até o dia 20 de junho.

Continua depois da publicidade

As análises dos projetos apresentados serão feitas em etapas. Na próxima sexta-feira, uma reunião com entidades técnicas irá redigir um parecer dividido em cinco eixos: urbanístico, jurídico, náutico, econômico e de inovação e tecnologia. Junto a isso, um conselho de “notório saber” dará suporte à análise. O grupo é formado por nomes como o velejador Amir Klink, o arquiteto Jaime Lerner e o diretor do Sapiens Parque, José Eduardo Azevedo Fiates.

Junto às análises, um projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal para garantir a concessão da área para que as empresas possam explorar o empreendimento por tempo determinado pelo retorno do investimento.

Prontas as análises, no dia 20 serão apresentados os projetos aptos a concorrer ao edital de licitação. A Setur esclarece que mais de uma proposta pode ser aprovada, pois a área será dividida em parque urbano e marina.

Continua depois da publicidade

— A ideia é que até o final deste ano esta etapa de licitação seja transcorrida e que já tenhamos anunciada a empresa que irá executar o projeto final — disse a secretária de Turismo, Zena Becker.

Leia mais notícias sobre Florianópolis