A foto denuncia um rastro de tinta vermelha indo direto para a praia do Bom Abrigo, na região continental de Florianópolis. Segundo a Vigilância Sanitária, o vazamento foi verificado na rede coletora de esgoto da Casan para a rede de drenagem pluvial. A Casan, no entanto, acredita em mal entendido e planeja uma visita ao local nesta terça-feira, junto dos técnicos da Vigilância, para esclarecer de onde vem o vazamento.
Continua depois da publicidade
Poluição forma espumas nas margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis
A fiscalização por parte da Prefeitura foi realizada a pedido do Ministério Público Estadual. A Casan agora tem 15 dias para apresentar defesa no processo administrativo, sendo que a multa pode chegar a R$ 500 mil. A estatal ainda tem dez dias para apresentar um relatório com medidas de correção que evitem novos vazamentos na região.
As equipes da Vigilância Sanitária farão buscas em outros locais do município para identificar situações semelhantes. O relatório já foi encaminhado ao MP, Floram e Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos).
Continua depois da publicidade
Justiça rejeita recurso da Casan sobre poluição do Rio do Braz, em Canasvieiras
Segundo a Casan, na manhã desta segunda-feira, duas equipes, além de técnicos de uma empresa especializada em desobstrução de redes, foram até o local. De acordo com o superintendente da Região Metropolitana da Casan, engenheiro sanitarista Lucas Arruda, pode ter ocorrido um mal entendido em relação ao local de realização do teste com um corante vermelho, que não é prejudicial. Segundo a companhia, o teste pode ter sido realizado em um poço de drenagem que está somente com tampa da Casan. Portanto, o corante não mostraria a ligação de rede de esgoto com rede de drenagem, mas sim de rede de drenagem para rede de drenagem.
A Casan informou ainda que as tampas, muitas vezes, são emprestadas à Prefeitura, assim como ocorre com cavaletes. Não foram verificados problemas com a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) localizada nas proximidades, segundo a empresa.
Nesta terça, equipes técnicas voltarão ao local para esclarecer o fato e confirmar a origem do vazamento vermelho.
Continua depois da publicidade