Quem passou pela Lagoa da Conceição, em Florianópolis, nesta quinta e sexta-feira, pode observar espumas em suas margens, no trajeto da Avenida das Rendeiras. Na quinta, em alguns trechos, a espuma era bastante densa e escura. Nesta sexta, a formação foi ainda maior, de cor clara e também densa.
Continua depois da publicidade
A reportagem questionou a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) sobre o aparecimento das espumas, mas a resposta foi de que responsabilidade era da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) por afetar questões de balneabilidade.
Para comentar o assunto, a Fatma solicitou que uma foto da espuma fosse enviada. Através da assessoria de comunicação, os técnicos de fiscalização e do laboratório do órgão responderam que se trata de uma reação natural ao esgoto e matéria orgânica que há na Lagoa. A espuma, segundo a Fatma, foi causada pelas condições combinadas de vento, salinidade da água e mudança de temperatura.
Continua depois da publicidade
A Fatma afirma que vai monitorar a Lagoa e se houver alguma mudança ou alteração, fará análises. O órgão salienta ainda que medidas para resolver o problema passam diretamente por saneamento.