Após acompanhar a insatisfação dos moradores com a implantação do corredor compartilhado entre ônibus e bicicleta na rua Guanabara, em dois protestos que ocorreram nesta quinta-feira, a Prefeitura decidiu voltar atrás.
Continua depois da publicidade
O corredor compartilhado será exclusivo para bicicletas a partir de terça-feira. Se o tempo colaborar, a sinalização deve ser providenciada na noite de segunda. O anunciou foi feito pelo diretor do Instituto de Planejamento de Joinville (Ippuj), Vladimir Constante, em coletiva de imprensa, na tarde desta sexta-feira.
Esta é uma solução paliativa até que um projeto de emergência desenvolvido pelo Ippuj seja colocado em prática dentro de cinco meses. Com recursos próprios, a Prefeitura pretende alargar os dois lados da ponte sobre o rio Itaum e construir um passeio com ciclofaixa e espaço para pedestres ao longo dos 700 metros da via entre o terminal urbano e a rua Fátima. Assim que o projeto ficar pronto, o ônibus pode voltar para o corredor exclusivo. O investimento está estimado em R$ 600 mil.
Mais adiante, em 2015, a Prefeitura pretende implantar um sistema de binário formado pelas ruas Guanabara e Anêmonas. Como o passeio para pedestres e ciclistas já estará pronto, será necessário apenas fazer o recape do asfalto e viabilizar a sinalização. O projeto está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Cidades Médias.
Continua depois da publicidade
-Nós estamos antecipando parte da obra que seria feita com recursos do PAC2, porque a situação foi considerada de emergência-, ressaltou o presidente do Ippuj, Vladimir Constante.
Quando o corredor compartilhado foi implantado, Vladimir não esperava que a reação da população seria tão forte, pois esse já era um pedido de muitos ciclistas da cidade e o mesmo modelo tem funcionado bem em países da Europa, por exemplo. A intenção era ampliar o projeto para outras vias da cidade, mas, com a reação negativa da população, o Ippuj não pretende levar o modelo adiante.