Em solenidade na Sala de Reuniões do Gabinete do prefeito Jandir Bellini (PP), no início da tarde de quarta-feira, foi assinado o Termo de Ajuste de Conduta entre o Ministério Público, a empresa Ambiental e a prefeitura de Itajaí, estabelecendo a redução da tarifa do lixo cobrada no município.
Continua depois da publicidade
Um Grupo de Trabalho formado por técnicos da prefeitura, representantes de entidades representativas de classe e pelo próprio Ministério Público, conseguiu estabelecer um desconto linear de 19% na tarifa do lixo para todos os usuários do sistema.
A redução do custo para o cidadão só foi possível porque a prefeitura irá assumir o custo de implantação, operação e ampliação do Aterro Sanitário, a coleta de lixo hospitalar será cobrada em separado da coleta de lixo domiciliar e a empresa vai reduzir parte dos custos relativos à cobrança. Com isso, o contribuinte estará pagando apenas o serviço de coleta e transporte do lixo de sua residência até o Aterro Sanitário.
Para usufruir do desconto, o contribuinte não precisa pagar as mensalidades de fevereiro e março expressas no carnê, passando a pagar somente as mensalidades a partir de abril. Essas duas mensalidades, juntas, equivalem um percentual de 16,67%.
Os demais 2,33% restantes, serão descontados na última parcela, prevista para o dia 18 de janeiro de 2014, através de novo boleto a ser disponibilizado no site da empresa Ambiental (ambsc.com.br), ou no escritório da empresa, localizado na rua Alberto Werner, 159.
Continua depois da publicidade
Os contribuintes que preferirem fazer o pagamento em cota única, terão data até o dia 25 de março para efetuar o pagamento. Além do desconto de 19% da revisão da tarifa, quem pagar em cota única também terá direito a um desconto extra de 10% oferecido a título de bonificação pela empresa.
De acordo com o gerente regional da Ambiental em Itajaí, Marco Antônio Ávila, a empresa deverá levar dois dias para atualizar seu cadastro com o desconto, e os contribuintes que forem pagar em cota única poderão retirar um novo boleto pela internet, no site da empresa, a partir de segunda-feira, dia 11. Quem já efetuou o pagamento, também deve comparecer no escritório da empresa pra receber de volta a diferença.