Depois de muitas reclamações de moradores e uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) de suspender a cobrança, a prefeitura de Itajaí decidiu reduzir o valor da tarifa de lixo. Todos os contribuintes da cidade terão desconto de 19%. A decisão foi tomada ontem de manhã, no gabinete do prefeito, pelo grupo de trabalho formado por membros da prefeitura, da Câmara de Vereadores, do MPSC e entidades que representam vários setores da sociedade.
Continua depois da publicidade
O desconto será aplicado de forma diferente de acordo com a forma que o contribuinte escolher o pagamento. Para quem for quitar em parcelas, não precisa pagar as duas primeiras, com vencimento em fevereiro e março. A isenção das duas atinge o índice de 16,32%. Para completar, os 19%, será aplicado o desconto de 2,68% na última parcela, com vencimento em janeiro de 2014.
_ Escolhemos fazer desta forma para não termos mais custos com a emissão de novos boletos. Quanto a última parcela, o banco fará a alteração no código de barras e quando o usuário for pagar, já virá com desconto _ explicou o chefe de gabinete da prefeitura, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho. Para quem preferir pagar à vista, além do abatimento de 19%, ainda há os 10% de desconto previstos anteriormente. A sugestão é de que as pessoas que optarem por esta forma de quitação, que pode ser feita até o dia 14, entre no site da Ambiental _ empresa responsável pelo serviço _ para imprimir um novo boleto.
Continua depois da publicidade
Para chegar aos 19%, foi decidido que a coleta de lixo hospitalar será calculada separadamente e cobrada de quem os produz. Já os custos de implantação e operação do aterro sanitário saem da planilha e ficam a cargo da prefeitura, já que o espaço será incorporado ao patrimônio do município no final do contrato com a Ambiental. De parte da empresa, ficou o compromisso de diminuir os custos referentes à relação com os clientes, como cobrança e administração.
Continua depois da publicidade
A ideia agora é que este grupo seja formalizado e se transforme em um fórum permanente de discussão e que possam opinar e participar de outras questões, como, por exemplo, a tarifa do transporte coletivo. O prefeito Jandir Bellini deve formalizar a criação do grupo amanhã, durante a assinatura do TAC.
_ Seria interessante que a gente voltasse a discutir as questões da sociedade sempre que necessário, por isso a ideia de se manter este grupo _ justificou Bellini.
Continua depois da publicidade