Nesta semana todos os bovinos, cavalos e búfalos de propriedades rurais do bairro Itoupava Central estão sendo vacinados contra raiva. A campanha começou no início de dezembro, após um surto de raiva em animais no Distrito da Vila Itoupava.
Continua depois da publicidade
A distribuição é feita pela Diretoria de Desenvolvimento Rural, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Até agora já foram vacinados 1,7 mil animais em cerca de 500 propriedades. Em janeiro a dose de reforço será aplicada para completar a imunização.
Veja também:
::: Vacinação contra a raiva em animais começa neste sábado
::: Surto de raiva preocupa produtores rurais em Blumenau
Continua depois da publicidade
No dia anterior à aplicação do medicamento um responsável da Sedec passa nas ruas avisando os proprietários. A recomendação é de que os moradores do bairro Itoupava Central mantenham o gado contido no dia da vacinação para facilitar o trabalho das equipes.
A campanha passará por todo o município. Ao todo, serão distribuídas 24 mil doses. A prefeitura estima que aconteceram pelo menos 30 casos de animais mortos por raiva neste ano em Blumenau. Oito casos foram confirmados em laboratório.
A raiva não tem cura, por isso a prevenção é fundamental. Os sintomas iniciais da doença são perda de apetite, falta de firmeza nas pernas, quedas frequentes, salivação em excesso e engasgamento frequente. Altamente contagiosa, a doença é transmissível por meio de contato com saliva e contato direto com animais infectados. Casos suspeitos devem ser comunicados à Diretoria de Desenvolvimento Rural pelo telefone 3381-6709.