Começa neste sábado a vacinação em animais contra a raiva em Blumenau. A campanha começará pelo Distrito da Vila Itoupava, região afetada por um surto de raiva animal desde agosto.

Continua depois da publicidade

As primeiras das 24 mil doses serão aplicadas em bovinos, equinos e búfalos que ficam em propriedades nas ruas Erwin Manske, Paul Draeger e Wilhelm Wudtke. Os produtores rurais devem manter o rebanho confinado para facilitar a aplicação.

Veja também:

::: Surto de raiva preocupa produtores rurais em Blumenau

O diretor de Desenvolvimento Rural do município, Iremar José Blum, explica que a campanha de vacinação irá atingir todo o rebanho da cidade. A intenção é que todos os animais que podem ser mordidos pelo morcego transmissor da doença estejam imunizados. A aplicação da segunda dose será feita até 30 dias após a primeira.

Continua depois da publicidade

Até agora, oito casos de mortes por raiva foram confirmados por meio de exames laboratoriais. Mas Blum estima que sejam mais 30. Ele acredita que muitos casos não foram comunicados à prefeitura. O diretor reforça a necessidade de que qualquer suspeita de raiva animal seja informada aos veterinários da prefeitura. O comunicado pode ser feito na intendência da Vila Itoupava ou pelo telefone 3381-6447, com o departamento de Desenvolvimento Rural.

– É uma doença séria. Precisamos saber quantos casos há para fazer o controle. Até para enterrar o animal é preciso cuidado, porque ele está contaminado – explica Blum.

A raiva não tem cura, por isso a prevenção é fundamental. Os sintomas iniciais da doença são perda de apetite, falta de firmeza nas pernas, quedas frequentes, salivação em excesso e engasgamento frequente.