Ao justificar o aumento de 15% na passagem do transporte coletivo de Florianópolis, a prefeitura explicou que 56% do reajuste veio pelo excesso de cobradores no sistema e o restante seria ligado ao combustível, carroceria, custo da mão de obra e Índice Geral de Preços (IGP).
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Por telefone, o diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade, Vinícius Cofferri, afirmou que a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), em junho de 2014, que manteve a função do cobrador no sistema, significou R$ 0,20 do reajuste.
– O contrato com o Consórcio Fênix estabelece um índice de 1,3 cobrador por ônibus, mas depois da decisão, o número voltou a ser 2,11. Por isso tivemos que readequar o custo com mão-de-obra – afirmou.
Na fórmula usada para definir o valor da tarifa, a mão de obra tem o maior fator multiplicador (0,46), se comparado ao diesel (0,15) e aos impostos considerados _ Índice de Veículos Automotores Reboques, Carrocerias e Autopeças (0,18) e Índice Geral de Preços (0,21). Segundo Cofferri, são 387 cobradores a mais do que o estabelecido no contrato, assinado em abril de 2014.
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Redução de R$ 0,01
Em maio do mesmo ano, a prefeitura reduziu a tarifa de R$ 2,70 para R$ 2,58 no cartão e de R$ 2,90 para R$ 2,75 para pagamento em dinheiro. Segundo o sindicado dos trabalhadores do transporte (Sintraturb), a redução no valor da passagem foi acompanhada de um aumento no subsídio dado pela prefeitura às empresas de R$ 0,14, resultando em uma diminuição real de R$ 0,01 ao usuário. A informação foi confirmada à noite por telefone pelo diretor da Secretaria de Mobilidade.
Conforme o contrato, o Consórcio Fênix é quem define o valor do reajuste e a prefeitura faz a correção necessária. O aumento será feito anualmente para que haja equilíbrio econômico-financeiro às empresas que compõem a concessionária (Transol, Canasvieiras, Insular, Emflotur e Estrela).
O Sintraturb informou que deve se posicionar sobre o aumento na segunda-feira, pois foi pego de surpresa pela notícia.
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Manifestação marcada antes do aumento
O aumento no preço da passagem era esperado pela população para o dia 1º de janeiro, depois que o diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade anunciou, no dia 19 de dezembro. Só com a intenção de reajuste no preço, muitas pessoas se manifestaram contra a medida, principalmente nas redes sociais.
Confira o que dizem os usuários do sistema na fanpage da Hora:
Os ânimos foram acalmados no dia 22 de dezembro, depois que o prefeito Cesar Souza Junior garantiu que não subiria a tarifa no primeiro dia do ano.
A última semana correu sob expectativa do novo preço. Integrantes do Movimento Passe Livre de Florianópolis estiveram no Terminal do Centro convocando a população para uma manifestação, marcada para esta terça-feira, dia 13.
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Um evento foi criado no Facebook, onde uma postagem reforça o convite. “Ficou horas esperando no ponto? Tá apertado e com calor no busão? Todos os dias fica engarrafado no trânsito? Não consegue integrar no transporte intermunicipal? E ainda querem te cobrar mais por isso? Nenhum centavo a mais!”, dizia a mensagem.
Melhorias prometidas para este ano
Diante de mais um aumento na tarifa, o diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade, Vinícius Cofferri, falou sobre melhorias que o sistema deverá receber ao longo deste ano.
– Estamos melhorando e ainda vamos melhorar muito, com mais ofertas de ônibus, melhor dimensionamento de equipamentos para diminuir a lotação dos veículos – disse.
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Problemas recorrentes
Perguntado sobre a falta de ar-condicionado nos veículos convencionais, Cofferri disse que 60 novos ônibus, adquiridos no último mês de setembro, contam com climatizador e que ao longo do ano a frota deverá ser renovada com carros que tenham ar-condicionado. Sobre a falta de sincronia de linhas que se interligam nos terminais, o diretor disse que na volta das aulas já deverá haver uma readequação, “que vai evoluir gradativamente para não gerar confusão”.
– Ainda este ano vamos implantar o Sistema de atendimento ao usuário (SAO) e renovar ainda mais a frota – concluiu.
Obras de Mobilidade
Aumento na passagem sempre puxa na lembrança do leitor a situação atual da mobilidade urbana em Florianópolis. Confira algumas o estágio de algumas obras prometidas pela atual gestão, divulgadas pelo próprio prefeito Cesar Souza Junior em entrevista ao Grupo RBS em dezembro de 2014:
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Para 2015 com custo de R$ 7 milhões
– Elevado do Rio Tavares, com 220 metros de extensão entre a SC-405 até a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que leve ao Campeche. Previsão para conclusão das obras: agosto de 2015
Até 2016 no valor de R$ 196 milhões
– Projeto do anel viário volta ao morro prevê faixa de ônibus na Rua Deputado Antônio Edu Vieira, passando pelo entorno da UFSC, até a Beira-Mar Norte. Previsão para início das obras: Março de 2015.
– Faixa exclusiva para ônibus da Av. Beira-mar Norte (sentido Bairro-Centro) até o Ticen, com novo aterro para faixa marginal. Previsão para início das obras: Segundo semestre de 2015.
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– Teleférico ligando a Praça Santos Dumont até o Ticen, passando pelo Maciço do Morro da Cruz. Previsão para início das obras: Sem data definida, depende de debates com a população.
Sem previsão, com valor empenhado do Governo Federal
– Faixa exclusiva para ônibus na Av. Ivo Silveira, no Continente.
– Faixa de ônibus do Norte ao Sul da Ilha.