Quem pegou o ônibus executivo nesta segunda-feira em Florianópolis estranhou o aumento de R$ 1,00 na passagem. Esta foi a principal mudança para o usuário no processo de adaptação ao novo sistema de transporte coletivo, o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que é operado pelo Consórcio Fênix desde o último sábado. Segundo a prefeitura, o aumento estava previsto no edital de licitação, que foi vencido pelo conjunto formado pela Transol, Canasvieiras, Insular, Emflotur e Estrela.

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Outra alteração que surpreendeu alguns passageiros foi a alteração na escala de horários, com aumento ou diminuição no número de viagens. Foram incluídas quatro novas linhas de ônibus executivo – Muquém, Córrego Grande via Poção, Abraão – Córrego Grande e Corredor Continente Santa Mônica – e das 15 já existentes, apenas seis não tiveram alterações.

De acordo com o advogado do Consórcio Fênix, Anderson Nazário, foram incluídos 132 novos horários, sendo 67 para o transporte executivo – incluindo as novas linhas – e 65 para o transporte convencional. O diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade, Vinícius Cofferri, afirmou que vai haver um aumento gradual no número de viagens, mas sem dar datas.

O prefeito em exercício de Florianópolis, Tiago Silva, deve pegar ônibus novamente nesta terça-feira. No primeiro dia útil da implantação do SIM ele embarcou na linha Morro da Cruz e ouviu usuários do sistema.

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Amigas da parada de ônibus

Marlete, Aline e Jamila se conheceram no Terminal Cidade de Florianópolis antes mesmo do Consórcio Fênix operar o sistema de transporte coletivo. A circunstância que proporcionou o encontro das três foi a longa espera no ponto de partida da linha executiva Ponta das Canas – Praia Brava. Nesta segunda-feira, no primeiro dia do SIM, não mudou nada. Quer dizer, aumentou R$ 1,00 a passagem que já custava R$ 6,00 – para nos trajetos mais curtos a mudança foi de R$ 4,50 para R$ 5,50.

– É uma falta de respeito este preço. O ônibus é novo, mas continua atrasado – comentou a assessora Marlete Barbosa.

Somente um veículo faz a linha e dificilmente cumpre com os horários previstos no site www.consorciofenix.com.br. O ônibus tem uma hora e seis minutos para fazer o trajeto de 35 quilômetros da Praia Brava até o Centro. No caso da viagem desta segunda-feira, o amarelinho apontou 18h20min na plataforma.

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– Não é possível fazer em uma hora. Fizeram o horário sem pensar no motorista, no passageiro. E ainda aumentaram o preço – reclamou a gerente de vendas, Aline dos Santos.

A agente financeira Jamila Carvalho, que mora na Cachoeira do Bom Jesus, Norte da Ilha, desistiu de pegar a linha pela manhã, depois que viu o veículo passar lotado, frustrando a espera.

– Agora já é horrível, mas no verão vai ser impossível – alerta.

Da nova frota adquirida em setembro pelo Consórcio Fênix, foram 15 veículos destinado ao transporte executivo. O diretor de Planejamento, Vinícius Cofferri, disse que os horários e linhas vão ser alteradas a partir do feedback dos usuários.

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Novas linhas de ônibus executivos:

Múquem

Córrego Grande via Poção

Abraão-Córrego Grande

Corredor Continente/Santa Mônica

Linhas executivas com horários mantidos:

Canasvieiras

Jurerê

Rio Vermelho/Sítio de Cima

Costa do Moçambique

Parque São Jorge

João Paulo via Centro Administrativo

Linhas que sofreram alterações:

Ingleses/Santinho

Ponta das Canas/Praia Brava

Gaivotas

Barra da Lagoa

Sambaqui

Pântano do Sul via Campeche

Ribeirão da Ilha

Caeira da Barra do Sul via Aeroporto

Se informe:

– Para informações sobre horários e linhas, acesse: www.consorciofenix.com.br

– Sugestões e reclamações podem ser feitas pelo e-mail sac@consorciofenix.com.br ou pelo telefone 3025-6868.

– Para falar com a Secretaria de Mobilidade da prefeitura de Florianópolis, acesse www.pmf.com.br/ouvidoria ou pelo telefone 3324-1517.