Na próxima segunda-feira termina o prazo de inscrição para concorrer a bolsas de graduação pelo programa Uniedu, do governo de Santa Catarina, por meio dos artigos 170 e 171. Até quarta-feira, 22.196 candidatos haviam se inscrito no site do programa UniEdu, responsável pelas bolsas.
Continua depois da publicidade
UFSC define datas das provas do Vestibular de Verão 2016
Não conseguiu o Fies? Veja alternativas para financiar a faculdade
Os benefícios são válidos para o segundo semestre a estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas de Santa Catarina. Segundo Marlene de Oliveira, diretora em exercício de Educação Superior, da Secretaria de Estado da Educação, houve um aumento expressivo da procura neste ano por bolsas no segundo semestre.
Continua depois da publicidade
Não se sabe ainda se em parte foi por estudantes preocupados com as incertezas sobre o programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do governo federal, que desde o início do ano adotou novas regras e apresentou problemas no sistema para novos contratos. Isso porque as bolsas do governo do Estado também podem ser concedidas a alunos que já tenham contratos de financiamento, desde que não seja de 100% sobre o valor das mensalidades. E o programa catarinense de bolsas tem se mostrado mais confiável e seguro.
Por enquanto, não há previsão do número de bolsas que serão concedidas neste processo porque depende do valor da mensalidade dos primeiros contemplados. No segundo semestre do ano passado, foram 24.827 inscritos, dos quais 16.265 receberam bolsas. Já no primeiro semestre deste ano, dos 40.102 estudantes, 16.812 foram beneficiados. Para se inscrever é necessário se cadastrar no endereço www.uniedu.sed.sc.gov.br/graduacao/cadastramento.
Para disputar uma das bolsas do Uniedu, o estudante já deve estar matriculado num curso superior e não ter outra bolsa mantida por recursos públicos. Desde o ano passado, uma liminar garantiu a alunos de cursos a distância concorrer a benefícios do programa desde que a instituição esteja cadastrada no sistema do Uniedu.
Continua depois da publicidade
Licenciatura
Termina no dia 18 o prazo das inscrições para o programa Proesde/Licenciatura, que oferece bolsas de estudo de graduação a alunos de cursos de licenciatura de 13 instituições ligadas à Acafe, em áreas consideradas estratégicas pela Secretaria de Estado da Educação. O programa consiste em atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação de profissionais da educação.
Leia também:
Por que Santa Catarina deve ter menos contratos pelo Fies
UFSC define datas das provas do Vestibular de Verão 2016