Os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico precisam se apressar se quiserem evitar maiores filas em Joinville. A partir da próxima segunda-feira, a única opção para realizar o procedimento será o posto central, localizado na rua Otto Boehm, já que a unidade do bairro Itaum não realizará mais atendimento ao público. A Whirlpool, a Tupy e o Perini Business Park mantêm guichês para cadastros, mas com preferência para os funcionários das empresas.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br

Tire dez dúvidas sobre o cadastramento biométrico

Até a última terça-feira, 55,48% do eleitorado joinvilense havia feito o cadastro. Em 14 de setembro, a cidade ganhou dois novos postos temporários para aumentar o número de atendimentos. A unidade de Pirabeiraba, que fechou no último dia 30, foi responsável por cadastrar 12.667 eleitores, enquanto o posto do Itaum recebeu 27.019 pessoas até 24 de novembro.

Continua depois da publicidade

Um deles foi Bruno Bezerra, 17 anos, que aproveitou os últimos dias de atendimento da unidade da região Sul para fazer o procedimento nesta quarta-feira.

– Achei bacana ter essa opção aqui no Itaum. É melhor porque eu levaria muito mais tempo se fosse até o posto do Centro. Aqui, levei uns 40 minutos na fila e uns 15 minutos lá dentro – conta.

O chefe de cartório da 76ª zona eleitoral, Thiago Ramos Magalhães diz que os dois postos de atendimento temporários ajudaram a aumentar o número de cadastramentos. No entanto, o conselho é que os eleitores que ainda não compareceram aproveitem até o dia 30 para realizar o procedimento porque depois é possível que tenham mais dificuldades para fazer a biometria.

Continua depois da publicidade

– A partir de dezembro o quadro de atendentes será reduzido. Dependendo do horário e do dia, o tempo de espera para atendimento poderá chegar a quase três horas. Hoje, está demorando cerca de 20 minutos para quem não agenda e cinco minutos para quem tem o agendamento – explica.

Os eleitores têm até 22 de março para realizar o cadastramento. No fim do ano, o posto de atendimento central entra em recesso a partir de 20 de dezembro até 6 de janeiro. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda avalia a possibilidade de abrir em caráter de plantão em alguns dias durante esse período. No próximo sábado, plantonistas das duas unidades de Joinville vão atender ao público entre 9 e 14 horas.

Os eleitores que não se cadastrarem terão seus títulos cancelados e ficarão sujeitos a sanções como a suspensão do CPF e o bloqueio da conta bancária. Para realizar o procedimento é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e o título de eleitor.

Continua depois da publicidade

Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.

Horários de atendimento e endereços:

Posto central:

Rua Otto Boehm, 71

– Horário: das 9 às 18 horas, de segunda a sexta.

Posto do Itaum:

– Rua Florianópolis, 1.230

– Horário: das 9 às 18 horas, de segunda a sexta.

Postos nas empresas:

– Perini Business Park, Tupy e Whirlpool

– Horário: das 9 às 18 horas, de segunda a sexta.

Fila na tarde desta quarta-feira em frente ao posto de atendimento do Itaum