A partir desta segunda-feira, os eleitores de Joinville que ainda não fizeram o cadastramento biométrico para as eleições de 2016 vão poder contar com dois novos postos de atendimento na cidade. Um deles fica na rua Florianópolis, no bairro Itaum, e outro em Pirabeiraba, ao lado da subprefeitura distrital.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br
Tire dez dúvidas sobre o cadastramento biométrico
O subprefeito de Pirabeiraba, Sidnei Sabel, afirma que 20 funcionários atenderão até o dia 30 de outubro. O posto de Pirabeiraba, que não estava nos planos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até a primeira semana de setembro, é fruto de uma conversa direta do subprefeito com o órgão.
Continua depois da publicidade
– Expliquei que a região tem mais de 15 mil habitantes e que, para parte deles, a locomoção até o posto de cadastramento no Centro de Joinville era um problema. Já que é obrigatório e quem não regularizar não poderá votar nas próximas eleições, o mínimo que pode ser feito é facilitar um pouco a vida da gente daqui – conta Sabel.
Para atuar no atendimento, serão contratados estagiários e cedidos funcionários da subprefeitura. A expectativa é de que a capacidade seja de mais de mil atendimentos por dia. Na zona Sul da cidade, serão 20 guichês, nos quais trabalharão militares e servidores do TRE.
– Para quem mora mais afastado do Centro, como nós aqui de Pirabeiraba, é uma medida que favorece muito. Meu irmão, por exemplo, é cadeirante e, embora existam meios para chegar em Joinville, é muito fora de mão e desgastante para ele. Aqui são mais de 15 mil pessoas, e a zona Sul da cidade também concentra um grande volume de pessoas. Com certeza, vai ajudar a agilizar – defendeu Ailton Antônio de Jesus, morador de Pirabeiraba há dez anos.
Continua depois da publicidade
Ailton Antônio de Jesus mora em Pirabeiraba e aprovou a criação de novos postos
O eleitor Clailton Fagundes, que mora no bairro Adhemar Garcia e fez o cadastramento na última semana, comenta que ficou surpreso com a agilidade no atendimento, apesar da longa fila do lado de fora do posto central do TRE na rua Otto Boehm.
– Era bastante gente do lado de fora, mas não levou nem 15 minutos para finalizar todo o cadastro lá dentro. Eu, que trabalho no Centro consegui tirar um tempo para vir aqui, mas esse novo posto na zona Sul vai facilitar bastante para minha família, que ainda não fez e agora vai poder se cadastrar perto de casa – afirma.
Para o diretor do cartório da 19ª Zona Eleitoral de Joinville, Carlos Penayo, os novos postos devem agilizar em cerca de 40% o processo de cadastramento, já que menos de 40% dos joinvilenses já passaram pelo TRE desde que a lei do cadastramento entrou em vigor.
Continua depois da publicidade
Quem não fizer o cadastramento não poderá votar nas próximas eleições. A biometria só é necessária para maiores de 70 anos que ainda querem continuar a exercendo o direito do voto. O cadastramento biométrico vai até o dia 22/3/2016
Documentação exigida:
– Documento de identificação com foto
– Comprovante de residência
– Antigo título de eleitor
– Homens maiores de 18 anos devem apresentar documento de quitação militar se for fazer o primeiro título.
Endereço dos novos postos:
– Itaum: rua Florianópolis, 1.234 (próximo à Autoescola Água Viva).
– Pirabeiraba: rua Joinville, 13.651 (ao lado da subprefeitura).
Posto central:
– Rua Otto Boehm, 71
– Horário de atendimento: das 9 às 18 horas, de segunda a sexta.