Na manhã desta terça-feira foi definido o próximo adversário do Brasil na Copa Davis, desta vez nos Playoffs do Grupo Mundial. A equipe brasileira jogará fora de casa contra a Bélgica, atual vice-campeã da competição, entre os dias 16 e 18 de setembro, valendo vaga na elite do tênis mundial em 2017.

Continua depois da publicidade

Mais sobre a Copa Davis

Outras de tênis

Veja mais sobre Gustavo Kuerten

Continua depois da publicidade

Bellucci vence Emilio Gomez e Brasil bate Equador em Belo Horizonte

Bruno Soares dispara contra tenistas que usam a zika virus para não vir ao Rio

— Confronto muito duro, devemos jogar em carpete indoor. Goffin vem numa fase muito boa também, mas sabemos que todos os confrontos seriam duros. É uma pena que não tivemos a sorte de jogar em casa, mas vamos com força e confiança enfrentar a Bélgica — afirmou o capitão brasileiro João Zwetsch após o sorteio.

Brasil e Bélgica já se enfrentaram duas vezes pela competição, ambas em Bruxelas, na Bélgica, com vitórias dos anfitriões por 3 a 2 em 1960 e por 3 a 1 em 1993, quando o confronto deveria ter sido disputado no Brasil, mas o país perdeu o direito de mando em uma punição da Federação Internacional de Tênis (ITF) devido a problemas na organização dos confrontos sediados no país contra Itália e Alemanha, em 1992.

A equipe belga obteve sua melhor campanha na Copa Davis em 2015, quando ficou com o vice-campeonato ao ser superada pela Grã-Bretanha. Em março deste ano, a Bélgica foi derrotada pela Croácia na primeira rodada do Grupo Mundial, em Liege, território belga. Na ocasião, o time comandado pelo capitão Johan Van Merck contou com os tenistas David Goffin, Kimmer Copejais, Ruben Bemelmans e Arthur de Greef.

Continua depois da publicidade

Com três brasileiras, WTA divulga lista do qualifying do Brasil Tennis Cup

David Goffin tem sido o principal nome belga na Copa Davis. Ele é o atual número 11 do mundo em simples, sendo o único top 100 do tênis belga na ATP. Além dele e dos três que estiveram no último confronto com a Croácia, a Bélgica pode contar com o experiente Steve Darcis, que já foi 44º e atualmente é o 125º do mundo.

O Brasil derrotou no último fim de semana o Equador por 3 a 1 na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, pelo Zonal Americano I, com a equipe formada pelos tenistas Thomaz Bellucci, Rogerio Dutra Silva, Marcelo Melo e Bruno Soares. O resultado garantiu ao time brasileiro a ida aos Playoffs do Grupo Mundial pelo 11º ano seguido.

Mais sobre Guga:

Generosidade campeã: os 15 anos do IGK

Longe de casa, perto do topo: Guga passou 230 dias fora de Floripa em 2000

O lado business de Gustavo Kuerten

VÍDEO: “Uma vida vale mais que um Grand Slam”, diz Guga


Para conferir, basta clicar na imagem abaixo.