André Sá está garantido na Olimpíada do Rio de Janeiro e o Brasil terá sete representantes no tênis — com Thomaz Bellucci, Rogério Dutra, Marcelo Melo, Bruno Soares, Teliana Pereira e Paula Gonçalves. Sá não teve a classificação direta porque não jogou a Copa Davis nos últimos anos, um dos critérios de qualificação adotados pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Por isso, ele teve que recorrer ao Comitê de Apelação da entidade, que autorizou a sua participação ao lado de Thomaz Bellucci nas duplas.
Continua depois da publicidade
Mais sobre a Copa Davis
Outras de tênis
Veja mas sobre Gustavo Kuerten
Continua depois da publicidade
— É uma emoção muito grande. É o sonho de qualquer atleta disputar uma Olimpíada, mas em casa é realmente algo muito mais especial. Estou emocionado — revelou André Sá.
Morador de Blumenau desde 2003, André Sá disputará sua quarta edição de Jogos Olímpicos, recorde da modalidade no Brasil. Ele chega ao Rio de Janeiro com 39 anos e número 49 do ranking de duplas.
— A expectativa era grande para a minha quarta Olimpíada. Eu vinha buscando isso e finalmente se concretizou. O que mais queria também era chegar jogando bem, em boa forma. Estou entre os 50 melhores do mundo e com bons resultados, o que é o principal — completou.
Continua depois da publicidade
Como foi em Londres-2012, André Sá jogará duplas ao lado de Thomaz Bellucci, o melhor tenista brasileiro.
“Brasil é favorito, mas Davis sempre é difícil”, diz Guga
Com três brasileiras, WTA divulga lista do qualifying do Brasil Tennis Cup.
— Estou feliz por jogar de novo com o Thomaz. Já tivemos a nossa experiência olímpica e nos conhecemos e será ainda mais legal por ser em casa. Vai ser fantástico — finalizou.
Nadal e Del Potro também garantidos
A ITF confirmou também a presença de Nadal, campeão olímpico em Pequim-2008. O espanhol era dúvida porque não vinha defendendo o seu país na Copa Davis e porque estava afastado das competições desde que abandonou Roland Garros por causa de dores no punho esquerdo. Ele será um dos quatro espanhóis garantidos na chave de simples. Nadal também jogará nas duplas, ao lado de Marc López.
Continua depois da publicidade
Del Potro também terá a oportunidade de jogar nas duas chaves. Ele corria o risco de ficar de fora da Olimpíada, após sofrer nos últimos anos com seguidas lesões, porque vinha desfalcando a Argentina na Copa Davis, principalmente por conta de atritos com a federação local. Nas duplas, o ex-Top 10, medalha de bronze em Londres-2012, jogará com Maximo Gonzalez.
Mais sobre Guga:
Generosidade campeã: os 15 anos do IGK
Longe de casa, perto do topo: Guga passou 230 dias fora de Floripa em 2000
O lado business de Gustavo Kuerten
VÍDEO: “Uma vida vale mais que um Grand Slam”, diz Guga
Para conferir, basta clicar na imagem abaixo.