Está confirmado: o Joinville vai ficar com os três pontos da partida contra a Portuguesa, na primeira rodada da Série B do Brasileiro. A definição do caso aconteceu na tarde desta quinta-feira, no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Numa decisão unânime dos auditores, foi mantido o placar de 3 a 0 favorável ao JEC.
Continua depois da publicidade
A Portuguesa poderia ter sido excluída do campeonato ou até mesmo perder mais pontos, de acordo com a denúncia da procuradoria do STJD (leia mais no blog Toque de Letra). No entanto, as punições do primeiro julgamento ficaram praticamente iguais.
O caso foi julgamento, no primeiro momento, pela 5ª Comissão Disciplinar que, após quatro horas de audiência, votou por unanimidade a favor da vitória por 3 a 0 do Joinville sobre a Portuguesa. No entanto, a Portuguesa entrou com recurso e a novela teve de ser resolvida na tarde desta quinta-feira pleno do STJD.
Além da perda dos três pontos em favor do JEC, a Portuguesa terá de pagar multas e cumprir suspensões. A única vitória da Lusa foi a diminuição das punições extra-campo. A multa, de R$ 50 mil, passou para R$ 25 mil. As suspensões do presidente Ilídio Lico e do diretor Marcos Lico caíram de 240 dias para 180 dias.
Continua depois da publicidade
Relembre o caso
No dia 18 de abril, a Portuguesa – baseada numa liminar conseguida por um torcedor na justiça comum – se julgava no direito de jogar a Série A. Embora tenha entrado em campo contra o JEC, o clube paulista abandonou o gramado aos 17 minutos da partida, justificando a decisão por uma obrigação judicial.