Enquanto a polêmica envolvendo a eleição para a prefeitura de Palhoça não é resolvida pela Justiça, o vereador Nirdo Arhur Luz (DEM) administrará o município. Palhoça é uma das 12 cidades catarinenses onde ainda não há definição sobre o novo prefeito.
Continua depois da publicidade
Em seu nono mandato, Pitanta foi eleito presidente da Câmara na noite desta terça-feira. Um acordo já estava sendo costurado há dias e o demista chegou ao prédio do legislativo já sabendo que assumiria interinamente a prefeitura.
Antes mesmo da sessão de posse, uma chapa única já havia sido desenhada, com Pitanta na presidência, o vereador Fábio Coelho (PDT) como vice-presidente e Nelson Martins Filho (PSDB) como primeiro secretário. A única dúvida era sobre o posto de segundo secretário.
Com o anúncio do PMDB e PSD de que não iriam compor a Mesa, a vaga acabou sendo ocupada por Luiz Henrique Sell (PP). Mesmo sem fechar acordo, todos os 11 vereadores votaram na chapa única. O vereador Adelino Severiano Machado (PMDB) justificou o voto da bancada destacando que, apesar do partido não ter aceitado uma composição, é importante manter o poder Legislativo unido em um momento em que a situação política do município é incerta.
Continua depois da publicidade
Sem ter um prefeito diplomado, Pitanta foi empossado prefeito. Durante o tempo em que o demista permanecer no Executivo, Coelho será o presidente interino da Câmara.
Segundo Pitanta, seu primeiro ato como será levar a estrutura da prefeitura para o Sul de Palhoça, região que recebe grande número de turistas nesta época do ano.
_ Temos 200 mil pessoas no Sul do município, onde se encontram as nossas mais belas praias, como a Guarda do Embaú, sem qualquer estrutura. Também vou pedir ao governador para aumentar a segurança na região _ anunciou.
Continua depois da publicidade