As fortes chuvas em todo Estado comprometeram as aulas em diversas regiões catarinenses. Em escolas estaduais de sete Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), onde as chuvas estão mais intensas, as aulas de quinta e sexta-feira foram canceladas para garantir a segurança de alunos e funcionários, informa a secretaria de Educação. Estas unidades também não tiveram aula na quarta-feira. Pelo menos 36,5 mil alunos da rede estadual foram afetados e 28,5 mil só voltam às escolas na próxima semana.
Continua depois da publicidade
Na ADR de Concórdia, que inclui os municípios de Irani, Presidente Castelo Branco, Peritiba, Ipira, Alto Bela Vista, Piratuba e Concórdia, 18 escolas estão paralisadas, com 5,5 mil alunos sem aula até sexta-feira. A Regional de Joaçaba (Joaçaba, Água Doce, Treze Tílias, Vargem Bonita, Luzerna, Catanduvas, Ibicaré, Herval d’Oeste, Erval Velho, Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Jaborá) também suspendeu as aulas de 18 escolas nesta semana e 5.775 alunos foram impactados.
Na ADR de Rio do Sul todas as 16 escolas estaduais estão paralisadas, com 9.158 alunos sem aula. Essa regional inclui os municípios de Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul, Trombudo Central, Braço do Trombudo, Agronômica e Agrolândia. Na ADR de Ibirama (Vitor Meireles, José Boiteux, Witmarsum, Dona Emma, Ibirama, Presidente Getúlio, Apiúna, Lontras e Presidente Nereu) 28 escolas suspenderam as aulas atingindo cerca de 6 mil alunos. Nestas unidades as aulas recomeçam na próxima semana.
Itajaí também está com sete escolas parcialmente paralisadas e cerca de 1 mil alunos sem aula. Em de Taió são quatro escolas paralisadas, com 1,1 mil alunos afetados sem aulas na quinta e sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Na Regional de Ituporanga serão 26 escolas paralisadas, com 8 mil alunos sem aula na manhã desta quinta-feira. Ainda não se sabe se terão aulas na sexta-feira. As cidades de Brusque, Botuverá e Anitápolis também cancelaram as aulas desta quinta-feira.
A recomendação da secretaria é de que os pais e responsáveis estejam atentos às informações repassadas pelos órgãos oficiais e mantenham contato com as escolas para mais informações, uma vez que em caso de agravamento da situação mais unidades podem ter aulas canceladas.
Algumas redes municipais também cancelaram as aulas nesta quarta-feira. Na rede municipal de Concórdia 5 mil estudantes ficaram sem aula de um total de 7,2 mil. Em Joaçaba são 2,1 mil alunos da rede municipal com aulas suspensas, segundo a assessoria da prefeitura. Já em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, a secretaria municipal de Educação decidiu cancelar todas as aulas na rede pública de ensino — tanto municipal quanto estadual — nesta quarta e quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Aulas são suspensas em pelo menos quatro regiões do Estado
Vazão de hidrelétrica no Rio Uruguai chega a 18 mi de litros por segundo
Quinta-feira tem chance de aberturas de sol na Grande Florianópolis e Norte de SC