Todos os dias as creches de Joinville estão servindo sardinha como única proteína animal no cardápio. Os bebês, com menos de um ano, também recebem o peixe diariamente e os pais estão preocupados com o cardápio. Há variações na maneira como ela é servida: tem dias que é ensopada, outros ao molho.
Continua depois da publicidade
A criança recebe pelo menos um lanche nos 68 Centros de Educação Infantil de Joinville. Geralmente, as crianças que almoçam e jantam nos CEIs estudam no período integral. Na soma, são cerca de 2 mil crianças que estão recebendo sardinha todos os dias.
Em entrevista ao NSC Notícias, a nutricionista Vera Lucia Moratelli Warmeling falou que o peixe é uma boa opção para consumo, por ser um alimento bastante nutritivo. Mesmo assim, é preciso variar o cardápio.
— Claro que, ainda mais se tratando de criança, a gente sempre orienta que não tenha monotonia alimentar. Quanto mais variado o cardápio, mais nutriente a criança está recebendo —, disse Lucia .
Continua depois da publicidade
O Ministério Público (MP) disse que ainda não foi informado sobre o caso. Em nota oficial, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, informou que houve um problema no abastecimento de carne e que a situação é temporária nos Centros de Educação Infantil, mas sem data para solução. Quando a questão for resolvida, haverá elaboração de novos itens. Ainda de acordo com a Prefeitura, todos os alimentos que compõem os cardápios possuem valores nutricionais necessários para garantir o crescimento saudável das crianças.
Cardápio prevê apenas sardinha como opção de carne em CEIs de Joinville