A carreira do lutador Thiago Tavares, 33 anos, está em fase de transformação. Sem ficar frente a frente a um rival desde fevereiro de 2017, o manezinho mudou-se para Buenos Aires, na Argentina, e agora estuda medicina na Fundación Héctor A. Barcelo. Porém, nesta quinta-feira, dia 21 de junho, em Chicago (EUA), ele dá uma pausa nos livros e volta aos cages para estrear na Professional Fighters League (PFL), evento de MMA norte-americano, no Grand Prix que vale 1 milhão de dólares ao vencedor.

Continua depois da publicidade

O adversário de Tavares é o norte-americano Robert Watley, pela categoria peso-leve (70kg). Por telefone, o manezinho comentou sobre a mudança na vida, inclusive de país, e como chega para estrear no PFL.

— Chego entusiasmado, feliz e com muita superação. Pois além de me dedicar nos estudos, que ocupam sete a oito 8 horas no meu dia, tenho que fazer meus treinos em alto rendimento para uma luta profissional. Confesso que há dias que me pergunto se vou conseguir.

Após 11 anos lutando no UFC, a oportunidade do PFL é de faturar uma boa grana se vencer os combates, algo que com certeza o incentiva. Porém, a forma como o evento é organizado também fez a diferença na hora de aceitar o desafio.

Continua depois da publicidade

— Na verdade foi uma soma de fatores. O valor que me ofereceram por luta, junto com os valores do GP, sem dúvidas, foram muito agradáveis. Porém, o modelo que esse evento opera é baseado na meritocracia, você ganha ou você progride no ranking de acordo com sua qualidade como lutador, e não por marketing pessoal ou besteiras que falas na internet dos seus adversários — explicou.

Regras do PFL

As lutam têm a duração de três rounds de 5 minutos e as cotoveladas são proibidas. No Grand Prix, cada lutador faz duas lutas na primeira etapa, e chega às quartas de final aquele que somar mais pontos.

Continua depois da publicidade

Cada vitória vale três pontos, com bônus se acabar em nocaute ou finalização. Findando no primeiro round, acrescenta três pontos. No segundo, dois pontos, e um ponto no terceiro. Assim, cada lutador pode somar seis pontos em um único combate.

Quem chega às quartas de final embolsa 50 mil dólares, na semifinal 100 mil dólares e os finalistas recebem 200 mil dólares, com o grande campeão levando 1 milhão de dólares.

O PFL MMA é transmitido pelo Facebook e inicia às 19h desta quinta-feira. Clique aqui para assistir.

Card do PFL 2 – Chicago, EUA

Peso leve: Luiz Buscapé x Will Brooks

Peso leve: Jason High x Efrain Escudero

Peso meio-pesado: Ronny Markes x Sean O’Connell

Peso-pena feminino: Kayla Harrison x Britney Elkin

Peso leve: Brian Foster x Ramsey Nijem

Peso meio-pesado: Dan Spohn x Bozigit Ataev

Peso leve: Chris Wade x Natan Schulte

Peso leve: Thiago Tavares x Robert Watley

Peso meio-pesado: Maxim Grishin x Jason Butcher

Peso meio-pesado: Rashid Yusupov x Rakim Cleveland

Peso meio-pesado: Vinny Magalhães x Jamie Abdallah

Peso leve: Islam Mamedov x Yuki Kawana

Peso meio-pesado: Smealinho Rama x Brandon Halsey

Leia também

Rafael Morcego conquista o cinturão do Pancrase e realiza um sonho

Maurício Bad Boy é finalizado por Hacran Dias no Shooto Brasil 84

Morre o lutador de MMA Alan dos Santos, em Balneário Camboriú

Junior Cigano irá encarar Blagoy Ivanov no UFC em julho