Seis partidos já definiram que rumo vão tomar nas eleições presidenciais deste ano e outros oito estão com data marcada para realizar convenções. Pela lei eleitoral, as definições de candidatos e apoios devem ocorrer até o dia 30 deste mês.
Continua depois da publicidade
>> Leia mais notícias sobre eleições 2014
Dos seis partidos que realizaram convenções, cinco têm candidaturas próprias: PSC, PSDB, PSTU, PRTB e PV. O maior deles é o PSDB, que no sábado confirmou a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência, mas ainda não definiu o nome do vice na chapa.
No mesmo dia, o PV escolheu para concorrer ao comando do Planalto, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, de 64 anos, junto com Célia Sacramento; o PSTU confirmou o nome de Zé Maria com Cláudia Durans de vice e o PSC oficializou a candidatura do Pastor Everaldo. No domingo, o PRTB oficializou Levy Fidelix, 62, como o candidato da legenda.
O último da lista de siglas que já realizaram convenções é o PMDB, que definiuapoio a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Os peemedebistas confirmaram o vice-presidente Michel Temer na chapa do atual governo.
Continua depois da publicidade
A próxima convenção partidária nacional está marcada para o dia 21, quando o PT oficializará o nome de Dilma à reeleição, em Brasília. No dia seguinte, é a vez do PSOL definir seus candidatos.
Com a desistência do senador Randolfe Rodrigues (AP), o partido deve lançar o nome de Luciana Genro (RS) para a Presidência da República. O PSOL ainda não tem candidato a vice. Luciana, que foi deputada federal e estadual por duas vezes, é uma das fundadoras do PSOL – partido criado depois da expulsão dela do PT, em 2003, motivada por divergências entre ela e o governo Lula.
O PP, partido que integra a base aliada no Congresso, deve trilhar o mesmo caminho do PMDB. A convenção no dia 25 deve confirmar o apoio da legenda à reeleição de Dilma e Temer mas, em alguns estados, o posicionamento deve ser o de liberar a legenda para outras alianças e há Estados onde os pepista devem apoiar Aécio.
Também para o dia 25 está marcado evento do PSD. No site do partido, a notícia é de que os pessedistas confirmarão apoio a Dilma. No dia 27, o PCdoB oficializa o apoio ao atual governo e espera a presença da presidente na convenção que ocorrerá na capital federal.
Continua depois da publicidade
Pelo PSB, disputam o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, cabeça de chapa, e a ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, como vice. A convenção deve ocorrer no dia 29. Campos e Marina devem receber o apoio de PPS e PPL, que marcaram os eventos para dia 28.
O prazo do dia 30 de junho estipulado pela Justiça Eleitoral também vale para as indicações de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputados federais, estaduais e distritais. Depois desse período, os candidatos, os partidos políticos e coligações têm até o dia 5 de julho para pedir o registro dos candidatos às eleições de outubro.
*Diário Catarinense com agências