Até o fim desta quarta-feira o abastecimento de água na região Norte de Blumenau deve ser normalizado. Pelo menos é o que diz Valdair José Matias, presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau (Samae). De acordo com a assessoria de imprensa da autarquia, o atraso na normalização do serviço está sendo causado porque o sistema de captação e distribuição da Estação de Tratamento II (ETA II) é antigo.

Continua depois da publicidade

No último domingo a ETA II passou por uma manutenção de rotina e, para que os trabalhos de limpeza pudessem ser realizados, a estação ficou parada durante boa parte do dia. Inicialmente, o prazo para normalizar o abastecimento era até a madrugada de segunda-feira.

A ETA II é responsável por abastecer os bairros Água Verde, Badenfurt, Escola Agrícola, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Nova Esperança, Passo Manso, Salto, Salto do Norte, Salto Weissbach, Testo Salto, Tribess, Velha, Velha Central, Velha Grande, Vila Nova e parcialmente os bairros Boa Vista, Centro, Itoupava Central e Victor Konder.

Flutuante com problemas desde a enchente

Na última enchente que atingiu Blumenau, no início de junho, várias pessoas ficaram com o abastecimento de água comprometido na cidade. Um dos flutuantes responsáveis pela captação da água foi perfurado por entulhos vindos com a força da água. O problema foi resolvido depois de uma semana.

Continua depois da publicidade

Nas redes sociais, moradores cobravam e continuam cobrando o posicionamento do Samae quanto à falta de água.

– Estamos sem água aqui no bairro Fortaleza desde domingo. Liguei para o 115 (número de plantão do Samae) e primeiramente falaram que a água voltaria de domingo para segunda-feira. Ontem liguei novamente e disseram que tudo se reestabeleceria de segunda para terça-feira. Até agora nada e nem o 115 estão querendo atender – disse Carla Boeira, moradora da rua Fritz Koegler, na Fortaleza.

O presidente do Samae explica que, por motivos de precaução, o flutuante danificado na última enchente foi retirado para a manutenção de domingo.

– Ele foi recolocado na manhã desta terça-feira. Foram 11 horas de sistema parado, agora pedimos à população que aguarde a normalização – complementa o presidente do Samae. Segundo ele, estão previstos R$ 24 milhões em investimentos para modernizar o sistema e evitar futuros contratempos.

Continua depois da publicidade

Veja também

>>> Bomba da ETA 2 é retirada do rio e Samae aguarda equipamento secar para iniciar avaliação dos danos

>>> Abastecimento de água deve ser reestabelecido na próxima quinta-feira em Blumenau