Na manhã desta quarta-feira, funcionários do Samae conseguiram retirar a bomba flutuante de dentro do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau. Agora, é preciso esperar o equipamento secar para avaliar a extensão dos danos. Ontem, o presidente do Samae, Valdair José Matias, ainda não se sabia se o problema poderá ser resolvido por aqui ou se o flutuante deverá ser enviado para conserto com o fabricante. Desde a manhã de segunda-feira (9), pelo menos 20 de bairros de Blumenau estão com o abastecimento de água prejudicado.
Continua depois da publicidade
>>> Abastecimento de água deve ser normalizado até o fim de semana em Blumenau
De acordo com a assessoria de imprensa do Samae, a expectativa é de que os trabalhos na bomba sejam iniciados ainda na tarde de hoje, mas o abastecimento de água pode demorar até o fim de semana para ser totalmente normalizado na cidade.
A bomba flutuante que foi danificada durante a enchente do fim de semana é responsável pela captação de 10% da água bruta para tratamento na ETA 2 e abastece os bairros Água Verde, Badenfurt, Escola Agrícola, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Nova Esperança, Passo Manso, Salto, Salto do Norte, Salto Weissbach, Testo Salto, Tribess, Velha, Velha Central, Velha Grande, Vila Nova e parcialmente os bairros Boa Vista, Centro, Itoupava Central e Victor Konder.
Continua depois da publicidade