Mais de 20 bairros amanheceram com o abastecimento de água prejudicado nesta segunda-feira em Blumenau. De acordo com Valdair José Matias, presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau (Samae), os entulhos trazidos pela água do rio Itajaí-Açu na enchente que atingiu a cidade no fim de semana perfuraram e afundaram um dos flutuantes responsáveis pela captação de água bruta da ETA II. Com isso, a produção caiu 20%.

Continua depois da publicidade

– Pedimos que as pessoas tenham paciência e tentem economizar água ao máximo, procurando não lavar roupa ou tomar banhos demorados hoje – alerta Matias.

Segundo ele, o impasse só poderá ser resolvido quando a água do rio baixar e a equipe do Samae conseguir acessar o flutuante que afundou. Ele explica que o tempo de reparo vai depender da gravidade do problema. Após passar a manhã com os níveis em subida, a tendência é que as águas estabilizem-se a partir de agora. O pico da manhã foi registrado às 6h, com 10,18 metros.

A estação é responsável pelo fornecimento total de água dos bairros Água Verde, Badenfurt, Escola Agrícola, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Nova Esperança, Passo Manso, Salto, Salto do Norte, Salto Weissbach, Testo Salto, Tribess, Velha, Velha Central, Velha Grande e Vila Nova; e parcialmente aos Bairros Boa Vista, Centro, Itoupava Central e Victor Konder. Conforme o Samae, as ETAs I, III e IV estariam normalizadas.

Continua depois da publicidade