A bomba flutuante da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 em Blumenau ainda passa por reparos e deve ser colocada novamente nas águas do rio Itajaí-Açu na quinta-feira pela manhã. No entanto, o prazo pode variar, já que o trabalho do Samae depende da estabilidade do tempo na região. O equipamento foi danificado devido às cheias do rio que comprometeram o motor e a cobertura externa. Cerca de nove mil residências permanecem sem abastecimento de água em Blumenau. Isso significa 15% da parcela da cidade atendida pela ETA 2.
Continua depois da publicidade
O conserto está sendo feito na oficina do Samae e a previsão é que seja concluído ainda nesta quarta-feira. De acordo com o presidente do Samae, Valdair José Matias, outra bomba reserva foi adquirida pela autarquia e deve ser entregue no próximo dia 23. No entanto, as outras bombas disponíveis não puderam ser utilizadas provisoriamente nesse caso pois a cobertura de acrílico também precisou ser recuperada e as reservas possuem apenas a parte interna, não a cobertura.
Veja também
>>> Bomba da ETA 2 é retirada do rio e Samae aguarda equipamento secar para iniciar avaliação dos danos
>>> Abastecimento de água deve ser normalizado até o final de semana em Blumenau
Continua depois da publicidade
>>> Mais de 20 bairros amanhecem sem água nesta segunda-feira em Blumenau
– Ainda não temos a reserva da carcaça da bomba. A partir de agora, vamos ter que estudar a possibilidade de adquiri-la também – explicou Matias. A cobertura de fibra chamada de carcaça por Matias foi danificada por entulhos vindos com a enchente do final de semana.
A bomba flutuante que foi danificada durante a enchente do fim de semana é responsável pela captação de 10% da água bruta para tratamento na ETA 2 e abastece os bairros Água Verde, Badenfurt, Escola Agrícola, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Nova Esperança, Passo Manso, Salto, Salto do Norte, Salto Weissbach, Testo Salto, Tribess, Velha, Velha Central, Velha Grande, Vila Nova e parcialmente os bairros Boa Vista, Centro, Itoupava Central e Victor Konder.