Os ônibus que circulam na Grande Florianópolis estão operando normalmente na manhã desta segunda-feira. Os primeiros horários do dia tiveram alterações em algumas empresas, mas o funcionamento foi regularizado segundo as empresas que atendem a região. Depois dos ataques da noite de domingo, a madrugada não teve novos registros de ocorrências na região metropolitana.
Continua depois da publicidade
::: Grande Florianópolis sofre novos ataques na noite deste domingo
::: Polícia Militar fará escoltas noturnas a ônibus na Grande Florianópolis
Mesmo sem ataques, nenhum madrugadão das empresas de ônibus circulou na região. Por medidas de segurança, os veículos das empresas Estrela/Insular e Biguaçu/Emflotur começar a circular depois que o dia nasceu, por volta das 7h. As demais empresas funcionam normalmente desde os primeiros horários.
Continua depois da publicidade
Confira o funcionamento das empresas da região:
::: Biguaçu e Emflotur: veículos saíram um pouco depois da garagem por medida de segurança e operam normalmente. Chuva e trânsito intenso provocaram atrasos no início da manhã desta segunda-feira.
::: Estrela e Insular: motoristas e cobradores foram escoltados até a garagem da empresa. ônibus começaram a circular às 7h e operam normalmente.
::: PauloTur: chuva e trânsito deixaram algumas linhas da empresa atrasadas, mas os ônibus circulam regularmente.
Continua depois da publicidade
::: Jotur: veículos da empresa operam normalmente desde o começo desta segunda.
::: Canasvieiras: ônibus saíram da garagem em horário normal e operam normalmente.
::: Transol: Circulação normal. Ônibus saíram das garagens nos primeiros horários.
::: Auto Viação Imperatriz: linhas estão normais desde o início da manhã.
::: Ônibus é incendiado neste domingo na Grande Florianópolis
Motoristas e cobradores estão apreensivos
Os motoristas que começaram a trabalhar no início desta segunda-feira se diziam apreensivos:
– Não tem como não trabalhar aflito. Todos estão assim. Não tem como não ficar _ desabafa um dos motoristas que estavam no Ticen nesta segunda.
Gildo Formento, diretor da Estrela/Insular, comenta que os motoristas e cobradores que iriam trabalhar nos primeiros horários foram escoltados de suas casas até a garagem. Gildo também é diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf).
Ele comenta que algumas empresas do setor optaram, junto com o poder público, em iniciar os serviços um pouco mais tarde para segurança dos trabalhadores do setor. Por isso que algumas linhas só começaram a circular a partir das 7h.
Continua depois da publicidade
– O ônibus é uma solução para o transporte e mobilidade, é um serviço público. Se queimar um novo, um mais velho precisará ser utilizado. Quem sai prejudicada é a população – comenta Formento sobre os ataques aos veículos utilizados para o transporte público.
O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público (Sintraturb) publicou uma nota em sua página do Facebook a respeito dos ataques. Confira um trecho do texto:
“Sabemos que as escoltas policiais são úteis, mas elas não são suficientes para atender a toda a frota, então, orientamos todos para evitarem se deslocarem após as 18h30min e antes das 6h15min até que a situação seja normalizada”.
Continua depois da publicidade
::: Polícia identifica suspeito de atear fogo em ônibus em Palhoça
Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, a tenente-coronel Claudete Lemkuhl disse que as linhas que são consideradas de maior risco estão sendo acompanhadas por policiamento velado ou ostensivo para coibir novos ataques.
O diretor Akira Sato, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), também esteve no programa. Ele apontou como possível motivação para os ataques os trabalhos de segurança pública dos últimos meses, que trouxeram inquietação ao crime organizado.

Ônibus foi incendiado no Saco dos Limões na noite de domingo
Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Cronologia dos crimes
Sexta-feira (26):
– 23h – Um ônibus da empresa Jotur foi incendiado na rua Germano Sprícigo, no bairro Caminho Novo, em Palhoça. Cerca de 20 passageiros estavam no veículo. Os criminosos mandaram que todos descessem e com um galão de gasolina colocaram fogo no ônibus. De acordo com a polícia, os criminosos disseram ao passageiros que o ataque foi feito pelo Primeiro Grupo Catarinense (PGC).
Continua depois da publicidade
– 23h – Dois homens assaltaram um coletivo na avenida Santa Catarina, bairro Bela Vista, em São José. Os assaltantes levaram todo o dinheiro do caixa. Em seguida, tentaram atear fogo no veículo da empresa Biguaçu, linha Bela Vista, mas a própria população apagou o incêndio.
Domingo (28):
– 1h – Dois homens em uma motocicleta atiraram um coquetel molotov na bomba de combustível do Posto Cambirela, em Palhoça. O fogo foi apagado por um vigilante.
– 2h40min – A casa de um policial militar, no bairro Serraria, em São José, foi atingida por três disparos. Dois tiros atingiram a janela de um quarto e um quebrou outra janela. Os disparos teriam sido efetuados por dois homens de moto que conseguiram fugir.
Continua depois da publicidade
– 2h45min – A guarita do depósito da Polícia Civil foi atingida por três disparos no bairro Areias, em São José. Segundo uma testemunha, os tiros foram dados por dois homens, que fugiram de moto.
– 3h15min – Dois homens atiraram quatro vezes contra a casa de um PM no bairro Serraria, em São José. O carro do agente foi atingido por três tiros. Ele estava em horário de serviço na hora do atentado.
– 7h15min – Um ônibus pegou fogo na avenida das Margaridas, bairro Serraria, em São José. Não houve feridos. De acordo com a Polícia Militar, 10 homens seriam responsáveis pelo ataque.
Continua depois da publicidade
– 21h30min – Bandidos tentam atear fogo em micro-ônibus que estava estacionado na rua Alagoas, em Tijucas. Moradores da região controlaram o princípio de incêndio.
– 21h46 – Base da PM no bairro Aririú, em Palhoça, é alvo de disparos. Criminosos fugiram do local. Ninguém ficou ferido.
– 23h10 – Ônibus da empresa Insular é incendiado no Saco dos Limões, em Florianópolis.