O observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou nesta terça-feira à tarde que houve um tremor com magnitude de 2,3 graus na escala Richter no interior de Jaraguá do Sul, fenômeno sentido e relatado por centenas de moradores e que mobilizou a Defesa Civil do Estado nesta terça.

Continua depois da publicidade

Segundo o principal centro de observação e controle de abalos no País, o epicentro ocorreu em Jaraguá do Sul, às 15h54 do domingo à tarde.

O observatório ainda não informou se o segundo abalo, sentido na manhã desta terça-feira, chegou a ser registrado pelo sistema de monitoramento da UnB.

Tremor com magnitude de 2,3 graus na escala Richter. Foto: Reprodução

A Defesa Civil recebeu relatos de que novos tremores de terra foram sentidos nas localidades de Jaraguazinho e Alto São Pedro, por volta das 11h50 desta terça-feira, em Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Jaraguá do Sul e região no AN.com.br

Os locais são os mesmos onde os moradores relataram terem sentido o fenômeno no último domingo. Segundo o secretário da Defesa Civil, Leocádio Neves e Silva, os abalos teriam sido mais intensos desta vez, inclusive, sentidos na região do Rio da Luz e parte do Rio Cerro. Duas equipes foram deslocadas aos locais para verificar a situação.

Defesa Civil irá sobrevoar área

Técnicos da Defesa Civil de Jaraguá do Sul e do Estado devem sobrevoar de helicóptero nas próximas horas a região dos bairros Jaraguazinho, Alto São Pedro e parte do Rio da Luz e Rio Cerro para se conseguem detectar algo que pudesse estar causando o fenômeno naquelas localidades.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Leocádio Neves e Silva, desta vez, os abalos teriam sido mais intensos.

– Em conversa com moradores da região, todos disseram que, diferente de domingo, desta vez todos ouviram um forte estrondo, algo parecido com um trovão, antes da sequência de novos tremores -, disse o secretário.

Continua depois da publicidade

Duas equipes da Defesa Civil se dirigiram até os locais para verificar a situação, tão logo os relatos começaram a ser comunicados pelo serviço 199. A Defesa Civil do Estado também foi acionada.

Tanto a Defesa Civil estadual como municipal ainda aguardam novo laudo em relação aos tremores de domingo naquela região. O primeiro foi considerado “inconclusivo” já que não teria acusado tremores no local entre 16 e 17 horas de domingo (27).

Acontece que moradores ouvidos por técnicos ques estiveram no local teriam dito que os tremores teriam ocorrido a partir das 15h30, o que levou a solicitação de um novo laudo. Em relação aos acontecimentos desta terça, ainda não previsão para emissão de novo laudo por parte do Centro Monitoramento Sismológico.

Outros casos

No Portal Jaraguá desta terça-feira, a colunista Cinthia Raasch relembra que, em outubro de 2014, foi confirmado um terremoto de pequena intensidade na região. O tremor foi sentido em Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim e em parte de Joinville. O terremoto atingiu 3,5 graus na escala Richter, que vai até 10.

Continua depois da publicidade

Em 2010, um tremor foi sentido na Tifa Theilacker, no bairro Três Rios do Norte. Algumas casas tiveram rachaduras. Na época, a Defesa Civil afirmou que se tratava de uma acomodação do solo por causa das chuvas.