A Defesa Civil vai vistoriar nesta terça-feira as localidades do Alto São Pedro e do Jaraguazinho, no interior de Jaraguá do Sul. Os moradores relatam terem sentido um tremor de terra em torno das 17 horas de domingo. Algumas pessoas contam que móveis chegaram a se mexer.
Continua depois da publicidade
O Centro Nacional de Monitoramento Sismológico, sediado na Universidade de Brasília, já foi acionado e vai emitir um parecer. O secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Leocádio Neves e Silva, suspeita que o tremor tenha sido decorrente de uma acomodação do solo.
– Devido à formação geológica da nossa região, ela não é sujeita a terremotos de grande intensidade, mas sim a acomodações de terra que causam tremores de menor magnitude, algo que pode ser considerado um fenômeno natural – explica o secretário.
Veja mais notícias de Jaraguá do Sul e região
Outros casos
Continua depois da publicidade
Em outubro de 2014, foi confirmado um terremoto de pequena intensidade na região. O tremor foi sentido em Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim e em parte de Joinville. O terremoto atingiu 3,5 graus na escala Richter, que vai até 10. Em 2010, um tremor foi sentido na Tifa Theilacker, no bairro Três Rios do Norte. Algumas casas tiveram rachaduras. Na época, a Defesa Civil afirmou que se tratava de uma acomodação do solo por causa das chuvas.
Viaduto
A camada de material que antecede a pavimentação do viaduto na Avenida Waldemar Grubba, na entrada de Jaraguá, começou a ser removida. A sub-base de macadame já estava pronta, mas técnicos do DNIT constaram que ela não tinha atingido o nível ideal de resistência por causa das chuvas. Após a remoção, outro tipo de material (brita graduada), que não deve sofrer tanto a ação do tempo, será usado.
O DNIT afirma que a empreiteira precisa de tempo seco para trabalhar. A cada dia de chuva, é preciso três de tempo firme. O elevado, que começou a ser construído em 2013, era para ter sido entregue em 2014. O contrato foi prorrogado. Agora, a data limite de entrega é abril.
Grafite na Scar
Como parte já da comemoração dos 60 anos da Scar, que serão completados no dia 8 de junho, o Centro Cultural recebe uma intervenção artística. Cinco artistas vão grafitar as colunas da frente e as paredes laterais do prédio. Os trabalhos devem ficar prontos em dez dias. O grafite vai trazer imagens de manifestações culturais como dança, música e teatro. “Queremos que seja possível ver de fora o que acontece aqui dentro”, explica a gerente executiva da Scar, Edilma Lemanhê.
Continua depois da publicidade
Encontro de saneamento
O governo do Estado vai repassar R$ 300 mil para Jaraguá do Sul realizar o encontro nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O encontro vai ser entre 16 e 19 de maio e deve reunir três mil pessoas, entre gestores e técnicos de autarquias municipais, representantes dos Ministérios das Cidades e da Saúde e autoridades nacionais.
Audiência pública
Ficou para o dia 11 de abril a audiência pública para discutir a Lei das Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual para 2017. A audiência vai ser na Câmara de Vereadores de Jaraguá, às 19h. Toda a comunidade é convidada a participar.