O laudo sobre os tremores de terra registrados no último domingo nas localidades de Jaraguazinho e Alto São Pedro, em Jaraguá do Sul, ainda é inconclusivo. Ele foi solicitado junto ao Centro Nacional de Monitoramento Sismológico, sediado na Universidade de Brasília (UnB-DF).

Continua depois da publicidade

– Eles nos mandaram um relatório no qual não consta tremores nestas localidades entre 16 e 17 horas. No entanto, vamos pedir um novo laudo já que os moradores com quem estivemos há pouco nos disseram que os tremores aconteceram a partir das 15h30 – destacou Antônio Edival Pereira, coordenador regional da Defesa Civil.

Leia as últimas notícias sobre Jaraguá do Sul e região no AN.com.br

Equipes da Defesa Civil estiveram nas duas localidades onde foram relatados os tremores do domingo e que voltaram a registrá-los na manhã desta terça-feira. Com base nos relatos de moradores, foi possível constatar que a região do Jaraguazinho foi mais atingida.

– No São Pedro também ocorreu, mas de uma forma menos intensa – descreveu Pereira.

Continua depois da publicidade

Os tremores teriam sido detectados numa área de aproximadamente cinco quilômetros entre as duas localidades. Tanto Pereira como o secretário de Defesa Civil da Prefeitura, Leocádio Neves e Silva, vão aguardar o novo laudo para se pronunciar sobre quais medidas tomar. Não está descartada a instalação de um sismógrafo em Jaraguá do Sul, o que estaria previsto no planejamento da Secretaria Estadual da Defesa Civil.

– Devido a formação geológica da nossa região, ela não é sujeita a terremotos de grande intensidade, mas sim a acomodações de terra que causam tremores de menor magnitude, algo que pode ser considerado um fenômeno natural – relata Leocádio ao pedir calma à população.