Após o levantamento topográfico feito em janeiro, logo depois da liberação da licença da Fatma, o primeiro trecho a receber sinais visíveis da obra de duplicação da rodovia Antônio Heil foi o km 6 – que fica entre a Estação Experimental da Epagri e o bairro Limoeiro, em Itajaí.

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A retirada da vegetação começou nesta quinta-feira e está sendo acompanhada por um engenheiro ambiental. A ação representa o início dos serviços de aumento da capacidade da via que liga a BR-101 ao município a Brusque, em um trecho de 21 quilômetros de extensão.

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De acordo com o departamento, desde a ordem de serviço assinada em julho de 2014, os trabalhos foram concentrados no levantamento das áreas a serem atingidas, negociações de indenizações, licenças ambientais para supressão de vegetação, preparação da usina de asfalto e britagem e aprovação dos projetos de construção do trevo na interseção com a BR-101 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os próximos passos serão a drenagem da via e a edificação da interseção em dois níveis nas proximidades da Epagri, local que está na faixa de domínio estadual. Conforme a Comissão de Desapropriações, 30% da área devem ser indenizados.

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A obra

No entroncamento com a BR-101 será feito um trevo, com a construção de duas pontes e dois viadutos. Toda a rodovia será duplicada para ambos os lados, em até 11,5 metros para cada lado, com alargamentos somente nas interseções. Também será executada uma interseção de dois níveis no acesso para a Petrobras (Km 1,85), onde o cruzamento na parte inferior possuirá faixa de retorno exclusiva.

O cruzamento inferior terá faixa de retorno exclusiva para o bairro Itaipava. Próximo da comunidade Arraial dos Cunha (Km 10), será implantado um retorno em nível. Para o cruzamento com a Rua Itajaí, (Km 20,3), já na cidade de Brusque, também será implantada uma rótula adequada ao grande volume de tráfego, sendo também prevista uma passagem inferior para estudantes.

A duplicação

A ordem de serviço para a duplicação da rodovia Antonio Heil, entre a BR-101 e o limite com Brusque, foi assinada em 2 de julho de 2014. Para duplicar os 21 quilômetros da rodovia serão investidos R$ 131 milhões, já inclusos os valores para indenizações. O consórcio vencedor do processo licitatório, formado pelas empresas Compasa e Triunfo, deveria ter iniciado as obras 30 dias depois da assinatura da ordem de serviço, com conclusão prevista em 900 dias.

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