A falta de máquinas na pista deixa claro que a duplicação da Rodovia Antônio Heil ainda não é realidade no trecho entre Itajaí e Brusque, mesmo 90 dias após a assinatura da ordem de serviço. Previstos para começar no início de agosto, os trabalhos esbarram na autorização para obras no trevo da BR-101, que depende da Autopista Litoral Sul e por enquanto não chegou às mãos do consórcio de empresas que vai tocar o serviço.

Continua depois da publicidade

>>> Confira todas as notícias sobre a Rodovia Antônio Heil <<<Conforme o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), as ações no trevo da 101 estão entre as maiores da duplicação e precisam começar o mais rápido possível para não comprometer o cronograma final. O entroncamento da Antônio Heil com a BR-101 será reformulado com um modelo de trevo completo, facilitando o tráfego de veículos, principalmente de retorno. A estimativa é que 14 meses dos quase dois anos e meio de prazo sejam dedicados só nessa intersecção.

– Essas demandas administrativas já deveriam ter sido tomadas e agora esperamos que todas as questões sejam tratadas com urgência – diz o superintendente regional do Deinfra, Cleo Quaresma.

Em nota à imprensa, a Autopista explica que, em 22 de setembro, pediu revisão do plano de sinalização à Prosul, que desenvolveu o projeto de duplicação. A concessionária da BR-101 afirma que até esta terça-feira não havia recebido resposta e que por isso as obras no trevo ainda não tinham sido autorizadas. A reportagem do Sol Diário tentou contato com a Prosul durante toda a tarde e início da noite de terça-feira, mas nenhum responsável foi localizado até o fechamento desta edição para comentar a informação repassada pela Autopista.

Continua depois da publicidade

Canteiro de obras

Enquanto aguarda a liberação da Autopista, o consórcio que executará a duplicação, formado pelas empresas Compasa e Triunfo, do Paraná, trabalha nas definições do canteiro de obras. Toda a vegetação ao redor da rodovia foi catalogada para conseguir autorizações necessárias aos trabalhos, e um inventário ambiental da área deve ser entregue em até 15 dias. O documento que permite que a estrutura para funcionários comece a ser montada está sendo finalizado, e a regularização da pedreira de onde vai ser extraído material para pavimentar a Antônio Heil também está em fase de conclusão.

Além disso, estão sendo identificadas propriedades que vão precisar de indenização, começando pela faixa de domínio e por terrenos que tenham problemas jurídicos. O objetivo do Deinfra é liberar de quatro a cinco quilômetros logo que inicie a obra, sem que haja interferência.

A duplicação

– A ordem de serviço para a duplicação da rodovia Antonio Heil (SC-486), trecho entre a BR-101 até o limite com Brusque, foi assinada em 2 de julho de 2014 . Para duplicar os 21 quilômetros da rodovia serão investidos R$ 131 milhões, já inclusos os valores previstos para indenizações. Conforme o consórcio vencedor do processo licitatório, formado pelas empresas Compasa e Triunfo, do Paraná, os serviços deveriam iniciar dentro de 30 dias depois da assinatura, com conclusão prevista em 900 dias.

Continua depois da publicidade

– As obras vão iniciar no entroncamento da rodovia Antônio Heil com a BR-101. Essa interseção será reformulada com um modelo de trevo completo, facilitando o tráfego de veículos, principalmente de retorno. Toda a rodovia será duplicada para ambos os lados da via, em até 11,5 metros para cada lado, com alargamentos somente nas interseções.

– Também será executada uma interseção de dois níveis no acesso para a Petrobras (Km 1,85). Próximo a Epagri (Km 6,6) será feita outra interseção em dois níveis, sendo que o cruzamento inferior terá faixa de retorno exclusiva para o bairro Itaipava. Além disso, perto da comunidade Arraial dos Cunha (Km 10) será implantado um retorno em nível.

– Para o cruzamento com a Rua Itajaí, (Km 20,3), já na cidade de Brusque, também será implantada uma rótula adequada ao grande volume de tráfego, sendo prevista ainda uma passagem inferior para estudantes. Na restauração da rodovia será aplicado o asfalto-borracha (asfalto modificado por pó de borracha de pneus), técnica que aumenta a durabilidade dos revestimentos asfálticos.

Continua depois da publicidade