Um sonho antigo das cidades de Itajaí e Brusque avançou mais um passo para se tornar realidade nesta quinta-feira: a duplicação da SC-486, a rodovia Antônio Heil. O projeto faz parte do pacote de 20 obras de infraestrutura do Pacto por Santa Catarina, lançado pelo governador Raimundo Colombo, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Serão duplicados 24,6 quilômetros da Antônio Heil, que recebe diariamente o tráfego de 20 mil veículos, com orçamento de R$ 120 milhões. A expectativa da Secretaria de Estado de Infraestrutura é publicar o edital da obra em meados de maio, para que os trabalhos comecem até agosto. Depois disso, o prazo para conclusão é de dois anos.

No total do pacote, os investimentos giram em torno de R$ 550 milhões. Serão contemplados mais de 400 quilômetros de estradas, entre projetos de revitalização e restauração (que consistem em melhorias de trechos existentes) e pavimentação (obras como duplicação ou abertura de novas estradas). Na solenidade que autorizou as obras, o governador destacou a importância dessas ações para o Estado.

– Todo investimento em infraestrutura dinamiza a economia. Santa Catarina fica mais competitiva, mais preparada para o desenvolvimento e para gerar emprego e renda – afirmou Colombo.

Ações previstas na duplicação

Continua depois da publicidade

Projeto

O projeto de duplicação começa no entroncamento da Rodovia Antônio Heil com a BR-101. Essa interseção será reformulada com um modelo de trevo completo, permitindo todos os movimentos dos veículos, principalmente de retorno com segurança e conforto. Toda a rodovia será duplicada para ambos os lados, em até 11,5 metros para cada lado, com alargamentos somente nas interseções.

Cruzamentos

Está prevista uma interseção de dois níveis no acesso para a Petrobras (Km 1,85), onde o cruzamento na parte inferior terá faixa de retorno exclusiva, garantindo facilidade de locomoção. Outra interseção em dois níveis será implantada próximo da Epagri (Km 6,6). O cruzamento inferior terá faixa de retorno exclusiva para o Bairro Itaipava, garantindo fluidez no trânsito, principalmente para as empresas de logística que operam ao longo da via.

Retornos

Próximo da comunidade Arraial dos Cunha (Km 10), será construído um retorno em nível beneficiando os moradores da região. Para garantir conforto aos motoristas, a obra de duplicação apresenta distância máxima de cinco quilômetros entre os retornos. Assim, um desses dispositivos foi projetado perto da comunidade Morro da Antena (Km 15), favorecendo a locomoção no trecho.

Rótulas

No cruzamento com a Rua Itajaí, (Km 20,3), já na cidade de Brusque, será implantada uma rótula adequada ao grande volume de tráfego no local. O trecho deve receber ainda uma passagem inferior para estudantes, por ser uma área escolar. Também na parte brusquense da Antônio Heil, no acesso da Rua 8 de Outubro (Km 22,9), será construída uma interseção com dois viadutos, de forma que as marginais da rodovia funcionem como uma grande rótula e tenham retornos livres.

Continua depois da publicidade

Segurança

As obras terminam logo depois da ponte sobre o Rio Limeira, em Brusque, que também será duplicada para ambos os lados, garantindo a mesma capacidade da via em sua extensão. Além de travessia para pedestres e ciclistas nos viadutos e passagens inferiores, o projeto contempla três passarelas localizadas nas comunidades da Itaipava, Arraial dos Cunha e Limoeiro. A duplicação prevê ainda faixas de múltiplo uso em ambos os lados, ao longo dos trechos urbanizados, proporcionando segurança e conforto ao tráfego não motorizado.