A construtora Planaterra, terceira colocada na licitação que contratou a empresa para duplicar a SC-403, no Norte da Ilha, retomou as obras nesta segunda-feira. Os serviços estavam parados desde abril, quando o Estado iniciou o processo de rescisão de contrato com a empresa Espaço Aberto, vencedora do processo licitatório. A segundo colocada desistiu de assumir o serviço.

Continua depois da publicidade

Com a retomada da duplicação, a Planaterra tem oito meses de contrato para entregar a obra pronta, segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker. Por isso, o trabalho deve estar concluído em março de 2015.

O prazo inicial de conclusão, quando a Espaço Aberto foi contratada, era dezembro de 2014. De acordo com o secretário, a nova empresa só receberá o valor pelos serviços executados a partir de agora.

A obra

Continua depois da publicidade

Com cinco quilômetros de extensão, a rodovia que corta a comunidade da Vargem do Bom Jesus ao meio é o principal acesso à Praia dos Ingleses, balneário com cerca de 50 mil moradores. Para sair ou chegar ao bairro moradores enfrentam congestionamentos diários na região. A obra é vista como a única solução para amenizar o trânsito na localidade.

A duplicação contará com três elevados, sendo um na Vargem Grande, outro na Vargem do Bom Jesus e o terceiro para acesso a Cachoeira do Bom Jesus. Toda a via terá duas faixas de tráfego em cada sentido, dividas por uma mureta de concreto. Também terá 3,2 mil metros de vias laterais para atender o trânsito local. O projeto ainda prevê duas passagem subterrâneas.

Uma delas ficará em frente a escola básica Luiz Cândido da Luz, onde atualmente existe um radar desativado. A outra será construída na Vila União. Na obra, terá ainda dez paradas de ônibus e uma espera central para retorno, além de ciclofaixa para pedestres e ciclistas. A estimativa de conclusão da obra é de um ano e três meses. A obra com custo de R$ 36,6 milhões, terá investimento de R$ 28 milhões pelo Ministério do Turismo e o restante é contrapartida do Estado.

Continua depois da publicidade