Em outros tempos mais humanos e com mais valorização da educação, o Dia do Professor, que neste sábado transcorre, era marcado por mensagens, eventos comunitários e boas notícias dos governantes.

Continua depois da publicidade

Como muito pouco se falou na semana sobre a data, nada melhor do que refletir sobre os responsáveis pela formação das novas gerações.

Assim, a mente se volta para o Grupo Escolar Padre Anchieta, onde as primeiras luzes foram transmitidas pelas professoras Hilda Teodoro Vieira (saudosa diretora, mãe do deputado Marcos Vieira), Uda Farias (mãe do Carlinhos Farias), Catarina, Olindina, cujas imagens de competência e dedicação permaneceram para sempre na memória.

Prossegue no Colégio Catarinense, referência nacional da educação e por onde passaram os grandes homens públicos de Santa Catarina, incluindo os de expressão nacional. Presença jesuítica que se deve ao governador Vidal Ramos, que revolucionou a educação com a criação dos Grupos Escolares e construções inovadoras que estão presentes até hoje em Florianópolis, Laguna e Lages. Professores Valdir Busch, Pereirinha, Warken, Herber Poeta, entre os leigos; padres Cardoso, Jeremias, Alfredo Rohr, Breno da Física, Armandinho, Paulão e tantos outros magníficos exemplos de competentes educadores.

Na faculdade de Direito, as primeiras aulas com Marcílio Medeiros, depois com Norberto Ungaretti, Alcides Abreu, Clóvis Goulart, Osni Régis, Osmundo Nóbrega, Henrique Stodieck e uma seleção de ouro responsável pela formação de destacados profissionais do Direito.

Continua depois da publicidade

Aos antigos mestres e àqueles que hoje se dedicam à mais nobre das missões – a formação e o aprendizado – a gratidão imorredoura.

Professores dedicados e amigos são inesquecíveis!

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Eleições 2016: juiz eleitoral se reúne com advogados dos candidatos em Florianópolis

Flic já é o maior evento cultural deste ano em Santa Catarina

Após onda de violência em Itajaí, a ordem para PM é endurecer