O primeiro dia para realizar o cadastramento biométrico nos dois novos postos de atendimento de Joinville já superou as expectativas. Somente a unidade localizada na rua Florianópolis, no bairro Itaum, zona Sul da cidade, registrou cerca de 230 atendimentos até as 14 horas desta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br

Tire dez dúvidas sobre o cadastramento biométrico

Segundo o técnico judiciário Paulo Ribeiro, a unidade da zona Sul conta com o auxílio de militares do Exército atendendo aos eleitores em 20 guichês.

Continua depois da publicidade

– A movimentação foi tranquila pela manhã, mesmo assim já ultrapassamos a expectativa de 200 atendimentos. A única diferença da unidade central é que ainda não estamos realizando agendamentos, por ser uma semana de experiência para os atendentes – afirma Paulo.

No posto de Pirabeiraba, localizado ao lado da subprefeitura distrital, o movimento de eleitores foi grande neste primeiro dia. De acordo com a supervisora Grizelda Mafra, das 9 horas da manhã até o início da tarde, em torno de 250 eleitores procuraram o posto, número acima da média esperada.

– Até o momento, segundo levantamento realizado, praticamente 25% da população local já realizaram o cadastramento biométrico. Para quem ainda não fez, esta unidade funcionará até o dia 30 de outubro – alerta a supervisora.

Continua depois da publicidade

O posto de Pirabeiraba, que não estava nos planos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até a primeira semana de setembro, é fruto de uma conversa direta do subprefeito Sidney Sabel com o órgão.

Segundo Sabel, a eventual demora em alguns atendimentos é apenas uma questão de adaptação dos servidores ao processo para agilizar os atendimentos, já que este foi o primeiro dia de cadastros. Na opinião de Teresinha Miguel de Lima, 63 anos, o atendimento no posto de Pirabeiraba foi ágil.

– Demorei cerca de dez minutos no processo, o atendimento é muito bom e o processo é ágil. Acho importante participar deste processo, ainda porque pretendo votar nas próximas eleições – relata.

Continua depois da publicidade

Para Claudinei Pedro Brandão, 45, a questão da espera um pouco maior que o habitual é um problema temporário.

– Cheguei no início da tarde e logo fui atendido. Compreendo que pode demorar alguns minutos a mais do que o normal, mas isso porque é o primeiro dia de serviço nesse posto – destaca o eleitor.

Quem não fizer o cadastramento não poderá votar nas próximas eleições. A biometria só é necessária para maiores de 70 anos que ainda queiram continuar exercendo o direito do voto. O cadastramento biométrico vai até o dia 22 de março de 2016.

Continua depois da publicidade

Documentação exigida:

– Documento de identificação com foto

– Comprovante de residência

– Antigo título de eleitor

– Homens maiores de 18 anos devem apresentar documento de quitação militar se forem fazer o primeiro título

Endereço dos novos postos:

– Itaum: rua Florianópolis, 1.230 (próximo à Autoescola Água Viva).

– Pirabeiraba: rua Joinville, 13.651 (ao lado da subprefeitura).

Posto central:

– Rua Otto Boehm, 71

– Horário de atendimento: das 9 às 18 horas, de segunda a sexta.