O primeiro dia de atuação dos militares de Joinville no front do cadastro biométrico teve como resultado um número 39% maior de títulos novos emitidos em comparação à semana passada. Com a atuação dos cabos e soldados do 62º Batalhão de Infantaria, iniciada nesta segunda-feira, a quantidade de atendimentos no posto da Justiça Eleitoral passou de 1.322 para 1.840.

Continua depois da publicidade

O reforço do exército permitiu que as portas se abrissem durante a manhã, ampliando o horário de funcionamento, que antes ocorria durante seis horas. Agora, quem quer fazer o cadastramento pode ir ao posto entre 9 e 18 horas.

Leia mais notícias de Joinville e região

Tire dez dúvidas sobre o cadastramento biométrico

Continua depois da publicidade

O lubrificador João Fagno Formento resolveu se adiantar e deixar as digitais gravadas antes que as férias dele terminassem. Pegou quase uma hora e meia de uma fila em ziguezague.

– Achei que iria ser mais demorado, pela fila que tinha lá fora – comenta João.

Às 11h30 o lubrificador estava saindo do posto com o título novo entregue pelo cabo Eliseu Carneiro, de 22 anos. Carneiro foi um dos militares que participou do treinamento teórico e prático com diretrizes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Essa é a primeira experiência do militar com o “pad de assinatura digital”. Antes de entrar para o exército, Eliseu trabalhou na construção civil e no comércio de frutas. Ele reconhece que a experiência é um aprendizado e que está sendo algo diferente na rotina.

– “Para que a foto?” – repete Eliseu, imitando uma das perguntas a que mais respondeu durante a primeira manhã – É para um banco de dados nacional – explica.

Continua depois da publicidade

Os cabos e soldados são acompanhados por superiores, como o Tenente Lucas Lipienski, que avalia a experiência:

– Com o contato com o público, o pessoal já está acostumado. O problema foi lidar com o equipamento da biometria.

O Exército deve fazer parte da equipe até novembro, de acordo com o chefe de cartório da 19ª Zona Eleitoral, Carlos Penayo. Para ele, até o fim da participação de soldados o recadastramento deve atingir 80% dos eleitores. Nesta segunda-feira, o número de títulos novos chegava a 48 mil. Se a média de atendimento for igual a desta segunda-feira, durante os 98 dias de atendimento militar o número de cadastrados será equivalente a 228.320, o que representa 59% dos eleitores.

Continua depois da publicidade

A última revisão do eleitorado foi feita em 2007, com o objetivo de pedir que os usuários provassem o vínculo com seus municípios de votação. Na revisão mais recente, em que é exigido o cadastramento biométrico, a meta é atingir 100%. Pela experiência anterior, Penayo já sabe que atingir o total de eleitores é algo improvável, por isso considera que a missão seja cumprida com a chegada aos 80%.

Para se recadastrar, leve:

RG e CPF

Comprovante de residência emitido entre os últimos três meses

Horário de atendimento

de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas

Prazo final para o recadastramento

Março de 2016