O diretor técnico da Espaço Aberto, empresa responsável pelas obras na SC-403, em Florianópolis, Reinaldo Damasceno, não acredita na possibilidade de rescindir o contrato com o Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Com um investimento de R$ 35 milhões, a duplicação da rodovia de acesso ao Bairro Ingleses deveria ficar pronta até o fim deste ano, mas até agora, pouco mais de 10% do total das obras estão prontas.

Damasceno afirma que o atraso no cronograma de obras se dá por conta de mudanças no projeto apresentado pela Secretaria de Infraestrutura e que a empresa aguarda as readequações.

Ele considera que o Estado tem conhecimento dos problemas ocorridos e aguarda as soluções por parte da Secretaria de Infraestrutura. As três frentes de ataque às obras estão praticamente paradas por conta das mudanças que surgiram no andamento das obras.

Continua depois da publicidade

– Não vejo por que rescindir. Temos um contrato em vigor, temos equipamento e mão de obra no local-considera.

Em relação aos problemas encontrados, o diretor cita o acidente ocorrido em meados de março, quando uma pedra deslizou e atingiu um ônibus da empresa Transol. Segundo Damasceno, a obra no local está parada e a empresa aguarda o estudo realizado pelo Estado.

Outro frente paralisada é em frente à escola E Luiz Cândido da Luz. No local, o contrato aponta a utilização de terra como material, o que não será possível e deverá ser substituída por pedras que demanda mais tempo para detonação. O terceiro problema encontrado, segundo a empresa, é na construção dos viadutos.

Continua depois da publicidade

– No projeto previa um tipo de solo e tubos, mas que terão que ser substituídos. Agora estão sendo projetadas alterações técnicas. Mudanças são normais, mas não há cronograma que resista, com tantas “novidades” – argumenta Damasceno.

Estado analisa cronograma

Em reunião nesta tarde de sexta-feira, o engenheiro do Governo responsável pela obra, Ivan Amaral, disse que uma equipe da Infraestrutura avalia o andamento das obras de acordo com o último cronograma acordado. A análise servirá de base para a decisão que ficará a cargo do novo secretário de Infraestrutura que assume a pasta na próxima semana.