O Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública contra o estudante da Universidade Federal de Santa Catarina Igor Westphal por uma imagem postada no Facebook no dia 5 de dezembro de 2013. O aluno de Engenharia Mecânica foi acusado de racismo por publicar uma foto de um homem negro ajoelhado e entregando um cacho de bananas a uma mulher, também negra, como se fosse um buquê de flores. Agora, a Justiça irá analisar o pedido.

Continua depois da publicidade

Durante as investigações do caso, o MPF diz ter encontrado indícios de que Westphal já havia publicado outras mensagens racistas na rede social. O procurador do caso Maurício Pessutto pede uma indenização no valor de R$ 50 mil por danos morais coletivos. Ele também aponta a UFSC como ré já que a publicação foi feita em uma página com o nome da instituição.

Foto: Reprodução/Facebook

À época, a mensagem foi publicada em uma página não oficial da UFSC criada e gerida por alunos. Igor Westphal retirou o conteúdo do ar pouco tempo depois ao ser avisado das “possíveis consequências legais” da foto. O ato gerou também uma manifestação em frente à reitoria que pedia o fim do preconceito dentro da Universidade. Na ocasião, o aluno afirmou que pretendia “criar um debate sobre racismo” e não ofender.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense