O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou nesta terça-feira a favor da conversão da prisão temporária em preventiva no caso de 11 detidos na Operação Lava-Jato, entre eles o ex-diretor da área de Serviços da Petrobras Renato Duque. O órgão foi mais rigoroso do que a Polícia Federal (PF), que havia pedido a prorrogação da prisão temporária dos detidos.
Continua depois da publicidade
A prisão preventiva é mais dura, já que não tem prazo de encerramento. A PF havia solicitado a prorrogação da prisão temporária de seis detidos e a libertação de nove.
A decisão sobre a manutenção das prisões ou a libertação dos detidos será do juiz federal Sérgio Moro. Ele deverá se manifestar nas próximas horas.
Três presidentes de empreiteiras estão entre os 18 presos pela PF
Continua depois da publicidade
Por que os políticos ficaram de fora da sétima fase de investigações
O MPF solicitou a conversão do tipo de prisão para Dalton dos Santos Avancini e João Ricardo Auler, ambos executivos da Camargo Corrêa; Mateus Coutinho de Sá Oliveira, Alexandre Portela Barbosa e José Adelmario Pinheiro Filho, da OAS; Valdir Lima Carreiro, diretor-presidente da Iesa Óleo e Gás; Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC; Othon Zanoide de Moraes Filho, da Queiroz Galvão; Jayme Alves de Oliveira Filho; Adarico Negromonte Filho (foragido) e Renato Duque, ex-diretor da área de Serviços da Petrobras.
O órgão se manifestou também pela soltura de Carlos Eduardo Strauch Albero e Newton Prado Júnior, ambos da Engevix Engenharia; Ednaldo Alves da Silva e Walmir Pinheiro Santana; da UTC; Otto Garrido Sparenberg, da Iesa Óleo e Gás; Ildefonso Colares Filho, da Queiroz Galvão e Carlos Alberto da Costa Silva.
Sobre Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, o MPF pediu que ele cumpra a prisão temporária por cinco dias. Considerando foragido desde a última sexta-feira, ele se entregou na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba na tarde desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
No balanço, o órgão pediu a conversão da prisão temporária em preventiva para 11 detidos, a libertação de sete e o cumprimento de prisão temporária para um.
Justiça do Paraná pede quebra de sigilo bancário de empreiteiros
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Em cronologia, veja os principais fatos da Operação Lava-Jato: