Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Florianópolis paralisaram as atividades por volta das 16h desta quarta-feira. A partir desse horário, nenhum ônibus saiu dos terminais do Centro e da Lagoa da Conceição. A expectativa é de que os ônibus voltem a circular às 18h.

Continua depois da publicidade

O retorno, no entanto, deve ser lento e gradativo pela grande concentração de pessoas que se encontram no terminal central.

O motivo da paralisação seria a falta de acordo em relação ao dissídio, conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores do Tranporte Coletivo (Sintraturb). Depois da paralisação, organizada pelo Sintraturb, o sindicato planeja uma assembleia.

A mobilização dos motoristas e cobradores aconteceu depois de uma audiência entre o Sintraturb e Setuf na tarde desta quinta-feira. De acordo com o Sintraturb, os pedidos do pagamento do INPC, redução da jornada de trabalho e da intrajornada não foram atendidos. Os pedidos são os mesmos que motivaram a greve dos ônibus dos dias 14, 15 e 16 de junho.

Continua depois da publicidade

O protesto teve início por volta das 12h, quando um grupo de cerca de 100 manifestantes ocupou o posto do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis. O grupo impediu a compra de passagens no Ticen.

Os manifestantes protestam pela tarifa zero e dizem que o Setuf somente será desocupado depois que houver queda na tarifa de Florianópolis. Em nota, a prefeitura disse que lamenta a atitude da Frente de Luta pelo Transporte e que o diálogo está aberto.

Com um megafone, os líderes do movimento convocavam mais pessoas a participar do protesto maior, marcado para ter início no terminal às 17h.

Continua depois da publicidade