Durante o fim de semana, continuam os trabalhos de resconstrução em Lages – uma das cidades mais atingidas na última segunda-feira pelo granizo. Estão sendo distribuídas telhas, colchões, kits de limpeza e acomodação. As medidas são para atender a população e evitar que novas chuvas causem ainda mais perdas.
Continua depois da publicidade
– Neste momento a ação é de socorro às pessoas -, diz Alexandre Sampaio, gerente de operações e assistência da Defesa Civil estadual.
Segundo Sampaio, 20 mil telhas chegaram em Lages na manhã deste sábado e outras 80 mil foram entregues durante a semana. A previsão é de chegar mais 140 mil, mas o número pode ser maior dependendo da necessidade.
Leia mais:
::: FGTS para vítimas do granizo em Lages deve ser liberado de 60 a 90 dias
Continua depois da publicidade
::: Defesa Civil promete entregar todas as telhas até a próxima semana
Faltam telhas
Nesta quinta-feira moradores dos bairros São Paulo e São Francisco, de Lages, fizeram um protesto pela falta de telhas. Revoltados com a demora em serem atendidos, dezenas deles fecharam a BR-282 no rótula do cemitério Parque da Saudade e atearam fogo em pneus. A rodovia ficou interditada por cerca de uma hora, e a manifestação foi acompanhada de perto pela Polícia Militar.
– Já compramos todos os estoques de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e agora estamos trazendo do Paraná. É um material cada vez menos consumido e difícil de ser encontrado, tanto que a Caixa não aceita mais para financiamento habitacional. Mas em Lages ainda é bastante usado pelos moradores carentes por ser mais barato e rápido de colocar -, diz o diretor de Resposta a Desastres de SC, sargento James Rides da Silva
O total de casas atingidas em Lages chega a 5,8 mil. Tirando aquelas já recuperadas com recursos próprios dos moradores, sobram 3,5 mil para ser atendidas pelo poder público. Estima-se que 84 mil pessoas tenham sido afetadas e os prejuízos públicos e privados chegam a R$ 50 milhões.
Tempo instável
A instabilidade do tempo preocupa moradores de Lages que ainda não conseguiram reparar o telhado de suas casa. A previsão para o sábado é de chuva a qualquer momento. A Defesa Civil alerta para risco de temporais isolados com chuva forte, descarga elétrica, ventania e granizo.
Continua depois da publicidade
Bairro Habitação, um dos mais atingidos. Foto: Sandro Scheuermann