A chuva que caiu durante a madrugada desta quarta-feira, 17 de janeiro, em Florianópolis, deixou os moradores do bairro Ratones, no norte da Ilha, com medo de novos alagamentos. A situação mais preocupante é na rua principal, a Estrada Intendente Antônio Damasco, onde a água atingiu o terreno de duas casas durante a madrugada.

Continua depois da publicidade

O aposentado Aldo Danizo de Solto, 70 anos, conta que nem pregou o olho na noite de terça-feira, 16. Segundo ele, a rua começou a alagar perto da 1h e só baixou no amanhecer.

— Essa noite nem dormi porque a água tava subindo e fiquei preocupado. Na semana passada faltou um tiquinho pra água entrar em casa — conta.

Já na Servidão Hercílio Augusto da Cunha, a preocupação é com uma ponte que caiu parcialmente durante a chuvarada da semana passada e os moradores estão com medo que a força das águas derrube o que sobrou da estrutura. Sem a ponte, pelo menos sete famílias correm o risco de ficarem ilhadas.

Continua depois da publicidade

— A gente está preocupada. Essa noite fiquei sem dormir. Quando chove forte, a água do rio pode levar o resto da ponte — diz dona Maria da Silva, 65 anos.

A aposentada conta que a filha de 30 anos que é deficiente física está sem sair de casa desde a semana passada porque ela não tem condições de atravessar a ponte, que está parcialmente caída.

A presidente do Conselho Comunitário de Ratones, Nilda de Oliveira, informa que a estrutura da ponte piorou após as chuvas desta madrugada e está condenada. Segundo a Prefeitura, engenheiros vão avaliar a situação da ponte para ver o que pode ser feito no local. Mas ainda não há prazo para as obras.

Continua depois da publicidade

Confira os transtornos provocados pela chuva em Florianópolis

Ponte definitiva de Ratones

Apesar das chuvas da madrugada, os trabalhos para a reconstrução da ponte principal de Ratones, que foi derrubada pela enxurrada da semana passada, não foram interrompidos. Na manhã desta quarta-feira, funcionários de uma empresa contratada de forma emergencial pela prefeitura estavam retirando os entulhos da antiga estrutura.

Até o início da semana, a intenção da prefeitura era construir uma ponte provisória, que ficaria pronta em cerca de uma semana e meia. No entanto, essa ideia foi descartada e a ponte será feita de forma definitiva, com galerias de sete metros. A estrutura deverá suportar um peso de 45 toneladas e vai custar cerca de R$ 700 mil. A previsão é que ela fique pronta em até três semanas.

Leia mais:

Transporte coletivo da Lagoa volta a fazer trajeto pelo Norte da Ilha a

Confira as restrições de pista no Leste da Ilha