Após uma adutora da Casan romper e despejar água sobre a Avenida da Saudade, na Capital, na manhã desta quinta-feira, a população da Grande Florianópolis voltou a ficar em alerta. Moradores temem uma reprise do verão passado, quando o Norte da Ilha chegou a ficar sem água por até oito dias no feriadão de Natal e Réveillon, levando a Casan a ser multada em R$ 300 mil na semana seguinte.
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A companhia garante que realizou as obras necessárias para a próxima temporada, mas há relatos de falta d’água em regiões de Florianópolis, São José e Biguaçu.
Rose Ribeiro, de 34 anos, mora na rua Manoel Nunes Freitas, bairro Bom Viver, em Biguaçu, e diz que ficou sem água em casa da manhã do dia 24 até a tarde do dia 25. Ela e os parentes ligaram diversas vezes para a Casan desde as 14h de quarta-feira. Com toda a louça da ceia de Natal empilhada dentro de baldes, acabou tomando uma medida emergencial na tarde de quinta:
– Precisei ir no meu tio lavar os pratos, porque não sabia quando a água voltaria na minha casa – conta.
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Pelo 0800, a Casan informou que uma equipe estava programada para visitar a rua ainda no dia 24, o que acabou não acontecendo. Como foi informado pela reportagem às15h30min desta quinta que a situação persistia, o atendente abriu uma nova reclamação e o fornecimento na área foi regularizado perto das 17h.
Via assessoria, a companhia explica que os chamados abertos são atendidos por prioridade – quantidade de casas sem água, rompimento maior – e que, para o verão, reforçou as equipes técnicas e dobrou o número de atendentes do 0800.
Como o volume de problemas aumenta muito nesta época, casos pontuais podem demorar mais que o costume para serem reparados, afirma a Casan. A operação será intensificada a partir do dia 27, pico do número de turistas no litoral de Santa Catarina.
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Itapema e B. Camboriú desligam chuveiros nas praias
Bairros de Navegantes também ficaram sem água nesta quarta-feira após uma adutora romper no bairro São Domingos II. A falha foi registrada no começo da manhã, quando técnicos estiveram no locar para fazer reparos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saneamento Básico (Sesan), foi necessário desligar registros que abastecem todo o município. O conserto foi concluído por volta das 10h30min e a região central foi a mais afetada.
Em Itapema, os chuveiros da orla da praia foram desligados pela prefeitura na terça-feira – algo que, no verão passado, só havia sido feito em fevereiro. A medida foi tomada para evitar a falta de água na temporada, por conta da estiagem, mas há previsão de religá-los ainda para este fim de semana.
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Já em Balneário Camboriú, a Emasa planeja reativar os 40 chuveiros que estão desligados na Avenida Atlântica só depois da Quarta-feira de Cinzas. Segundo o diretor técnico da empresa, trata-se de uma questão de conscientização, já que os chuveiros representam uma parcela mínima do consumo de água na cidade.
As duas cidades estudam a possibilidade de instalar sensores e cobrar um valor simbólico pela utilização dos chuveiros a partir da próxima temporada.
FALTOU ÁGUA?
? Grande Florianópolis, Garopaba e Bombinhas: entre em contato com a Casan via chat (http://www.casan.com.br) ou pelo telefone 0800-643-0195.
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? B. Camboriú – Reclamações devem ser feitas com a Emasa pelo atendimento ao cliente, no telefone 0800-643-6272.
? Itapema – O atendimento da Águas de Itapema é feito pelo (47) 3268-8200. Quem está na cidade também pode ligar para o telefone 115.
? S. Francisco do Sul – Fale com a Samae pelo (47) 3471-2000 e (47) 3444-1233, ou envie e-mail para administracao@samaesfs.com.br.
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NÃO RESOLVEU O PROBLEMA?
Se você contatou as autoridades mas o problema não foi corrigido, flagrou desperdício, uso irregular de água, ou se tem alguma reclamação ou denúncia, mande seu relato para diario.com@diario.com.br ou entre em contato pelo Whatsapp (48) 9924-0137.
Você também pode ligar direto para a redação do Diário Catarinense pelo telefone (48) 3216-3000.
:: Confira o mapa com os locais de desabastecimento: